Rangnick convence médio inglês do Dortmund a representar a Áustria
Carney Chukwuemeka, médio do Borussia Dortmund, poderá vir a ser um reforço de peso para a seleção da Áustria, tendo, segundo o jornal Kicker, decidido representar o país onde nasceu. A notícia foi avançada inicialmente pelo jornal alemão Bild.
A insistência do selecionador Ralf Rangnick parece ter sido fundamental para convencer o jogador de 22 anos. O técnico alemão já tinha tentado recrutar o médio ofensivo no passado, mas sem sucesso. «Tanto quanto sabemos, ele é um jogador que quer jogar por Inglaterra e não pela Áustria», afirmou em 2023. A situação, contudo, parece ter-se alterado.
Nascido em Viena em 2003, filho de imigrantes nigerianos, Chukwuemeka viveu na capital austríaca durante os primeiros anos de vida antes de se mudar com a família para Inglaterra, onde adquiriu a nacionalidade britânica. Apesar de ter representado todas as seleções jovens de Inglaterra, nunca chegou a estrear-se pela equipa A dos três leões.
De acordo com a mesma fonte, a Áustria conta com o jogador, o mais tardar, para o Mundial 2026, e as questões decisivas com a federação inglesa já estarão resolvidas. A estreia de Chukwuemeka poderá mesmo acontecer já no final de março, nos jogos de preparação em Viena contra o Gana (27 de março) e a Coreia do Sul (31 de março).
Considerado um grande talento desde jovem, Chukwuemeka estreou-se na Premier League pelo Aston Villa com apenas 17 anos. No verão de 2022, transferiu-se para o Chelsea por 18 milhões de euros e, no inverno de 2025, rumou ao Borussia Dortmund, inicialmente por empréstimo. Desde o verão, joga a título definitivo pelo clube alemão, com o qual tem contrato até 2030. Na presente época da Bundesliga, participou em 18 jogos, seis como titular, e marcou dois golos.
Na seleção austríaca, Chukwuemeka, que atua preferencialmente no centro do terreno, reencontraria Marcel Sabitzer, colega de equipa no Dortmund,