Thomas Frank - Foto: IMAGO

Última gota: Thomas Frank despedido do Tottenham

Cinco pontos acima da linha de água

A derrota em casa frente ao Newcastle, esta terça-feira, custou o lugar de treinador do Tottenham a Thomas Frank.

O desaire deixou os spurs apenas cinco pontos acima da linha de água — e só não foram três porque o West Ham de Nuno Espírito Santo deixou fugir a vitória frente ao Manchester United à beira do fim — na Premier League e foi a gota de água para a Direção.

A notícia do despedimento de Thomas Frank foi avançada inicialmente pelo jornal The Athletic, mas já confirmada pela generalidade da imprensa britânica.

O desfecho parecia inevitável para o antigo treinador do Brentford, cujo registo de oito meses no Tottenham se resume a um balanço desolador: em 26 jogos para o campeonato, somou apenas sete vitórias e averbou 11 derrotas. A equipa não vence para a Premier League desde 28 de dezembro (oito jogos, pior série do clube desde outubro de 2008), tendo conquistado apenas dois pontos nos últimos seis encontros. E tem apenas duas vitórias nas últimas 17 jornadas.

Durante e após o jogo com o Newcastle, o treinador e os jogadores foram alvo de fortes assobios por parte dos seus próprios adeptos, que entoaram cânticos a pedir a sua demissão.

Mas no final, Thomas Frank considerava que o despedimento não estaria iminente. «Falei com eles [os donos] ontem [véspera do jogo], por isso não», disse à TNT Sports.

Só a campanha na UEFA Champions League terá evitado que a saída de Frank acontecesse ainda antes: o Tottenham terminou a fase de liga no 4.º lugar, com cinco vitórias, dois empates e uma derrota, garantindo a passagem direta aos oitavos de final.