Alisson Santos no seu habitual festejo que tem um significado especial - Foto: IMAGO
Alisson Santos no seu habitual festejo que tem um significado especial - Foto: IMAGO

Sporting: A BOLA revela curioso significado da celebração de Alisson Santos

Extremo brasileiro está na... crista da onda. Reforço ‘low cost’ pago em... 63 minutos na Liga dos Campeões. Todo o trabalho de Rui Borges nos últimos meses que foi decisivo no seu crescimento

Alisson Santos está na crista da onda. É um dos homens do momento em Alvalade. Mais um golo na Liga dos Campeões, agora com o Marselha, o segundo com a camisola dos leões (depois do festejo diante do Kairat Almaty), tudo isto em apenas 63 minutos de jogo que renderam €2,4 milhões aos cofres leoninos, bem mais do que os €1,5 M gastos na sua contratação ao Vitória da Bahia (Brasil), que o tinha cedido ao UD Leiria.

Este o gesto habitual de Alisson Santos nos festejos dos golos - Foto: IMAGO

O que Rui Borges lhe pediu...

Alisson Santos já convenceu Rui Borges, que, após as contratações falhadas de Jota Silva, Yeremay ou Kevin, colocou todas as fichas na afirmação do brasileiro. Trabalho minucioso sobretudo no aspeto mais tático, pois era onde tinha mais lacunas. Essa insistência tem sido diária e o trabalho tem incidido para que consiga fechar mais por dentro, apoiar o lateral, evitar desequilíbrios posicionais que possam afetar a forma como a equipa defende. Os resultados estão à vista e nesta fase Alisson é mesmo um elemento a ter em conta para a época.

Após as dificuldades iniciais de integração numa nova realidade, sem experiência de clube grande (em Portugal e no Brasil), o extremo de 23 anos encontra-se no seu estado de espírito perfeito, espelhado na celebração dos golos, cujo significado A BOLA passa agora a revelar.

Brasileiro esteve em grande plano na Liga dos Campeões. Pela segunda vez... - Foto: IMAGO

A celebração, segundo nos contou fonte próxima do jogador, trata-se de um gesto de que gosta, porque é um jovem com uma mentalidade forte e positiva. Trata-se «de apanhar a boa onda, de surfar a vida... algo que tem a ver com ter equilíbrio, estabilidade, habilidade, intuição e também técnica, inteligência, força ou potência». E na opinião do brasileiro não pode apanhar-se a boa onda, a grande onda, sem tudo isso. O surf é fluir, ter essa mentalidade flow, mas ao mesmo tempo conseguir controlar tudo isso. No fundo, um gesto com duplo significado: encapsula o seu estilo de jogo em campo: corajoso, rápido, direto... mas é também uma metáfora para o seu grande espírito e boa mentalidade na vida.

Há pouco mais de um ano saiu do terceiro escalão do futebol brasileiro para ser homem do jogo numa Liga dos Campeões. Um salto de gigante a traduzir, então, um dos seus lemas de vida. Ontem, na ressaca do jogo, o brasileiro reagiu nas redes sociais. «UCL night baby, por mais noites como essa. Mais 3 pontos e mais 1 golo, thanks God», escreveu numa publicação que mereceu resposta de Diomande e Maxi, que desabafou com simples palavra: «Merece!»