João Almeida: «Dei tudo e creio que estive bem; Evenepoel foi mais forte»
João Almeida foi segundo classificado na quarta etapa da Volta à Comunidade Valenciana, conquistada, em solitário, por Remco Evenepoel, que assim é o novo líder da prova espanhola.
O português da UAE Emirates perdeu 24 segundos para o belga da Red Bull-Bora e ocupa a segunda posição da geral, a 29 segundos do novo camisola amarela, quando resta uma etapa para se concluir a competição.
«Foi um dia rápido, bem difícil. Deu o meu melhor, mas o Remco [Evenepoel] foi o mais forte. A subida final, curta e muito inclinada, não é faz o meu género, torna-se muito explosiva. Se fosse um pouco mais longa, creio que seria melhor para mim. Mas é o que é. Deu o meu melhor, creio que estive bem e fizemos também um bom trabalho como equipa», declarou o português logo após a etapa.
Evenepoel atacou numa subida de 1.ª categoria, a pouco mais de 10 quilómetros da meta, isolou-se, ganhando rapidamente uma vantagem de 20 segundos. João Almeida liderou a perseguição, com os italianos Antonio Tiberi (Bahrain) e Giulio Pellizzari (Red Bull), mas naturalmente apenas o primeiro cooperou com o português.
O companheiro de equipa de Almeida, o norte-americano Brandon McNulty, ainda pôde dar uma ajuda nos três quilómetros finais, mas não foi suficiente.
Almeida disse crer que, com maior colaboração de Antonio Tiberi (Bahrain) na perseguição a Remco Evenepoel, seria possível alcançar o belga. «Eramos apenas os dois [ele e Tiberi] a puxar, mas não funcionou muito bem. Acho que se tivéssemos forçado mais e a distância para a meta fosse maior um pouco mais, penso que poderíamos apanhá-lo». E acrescentou: «Creio que o Antonio [Tiberi] também estava olhar um pouco para as pernas… É ciclismo».