Eileen Gu, estrela do equi em estilo livre
Eileen Gu, estrela do equi em estilo livre

Fortuna da atleta mais rica dos Jogos Olímpicos de Inverno não vem do desporto

Eileen Gu é uma estrela do esqui em estilo livre, mas é longe da neve que está a grande maioria dos seus ganhos

Nascida em 2003 na Califórnia, Eileen Gu decidiu representar o país da mãe e foi já com as cores da China que nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, precisamente em Pequim, que se deu a conhecer ao mundo. Ganhou duas medalhas de ouro (nas categorias de big air e halfpipe), uma de bronze (em slopestyle) e muita fama. Da qual soube tirar proveito.

Segundo a Forbes, em 2025 Gu acrescentou 19,54 milhões de euros à sua fortuna, que a colocaram como a quarta desportista feminina mais bem paga do mundo, só atrás de três tenistas: Coco Gauff, Aryna Sabalenka e Iga Swiatek. De reso, Gu é mesmo quem recebe mais dinheiro de todos os atletas nestas Olímpiadas de Inverno.

Galeria de imagens 7 Fotos

Além de se tratar de um marco relevante para uma atleta muito jovem, é ainda mais impressionante quando se nota que a maior parte do dinheiro ganho por Gu não veio do desporto que pratica.

É através de contratos publicitários com empresas como Red Bull, Porsche, TCL, Anta, Louis Vuitton e Tiffany & Co que Gu arrecada a maior parte da sua fortuna. O desporto, por seu lado, rendeu-lhe apenas 33,8 mil euros em 2025, segundo a mesma fonte.

A atleta também é modelo da agência IMG Models, tenso já sido capa das edições da China e de Hong Kong da revista Vogue. Toda esta fama até já a levou a popularizar a prática do esqui em estilo livre no país que escolheu representar, criando o que já é conhecido como o Efeito Eileen Gu.