Sérgio Conceição, treinador português do Al Ittihad e ex-FC Porto
Sérgio Conceição, treinador português do Al Ittihad e ex-FC Porto - Foto: IMAGO

Sérgio Conceição compara Al Ittihad: «Já vivi isto com o FC Porto...»

Treinador português desvalorizou a falta de reforços no clube saudita e a perda de estrelas como Benzema e Kanté, lembrando o que aconteceu durante a sua longa passagem nos dragões, em que conquistou vários títulos

Depois da derrota com o Al Nassr (0-2), o Al Ittihad, de Sérgio Conceição, volta à ação esta terça-feira e recebe o Al Gharafa, de Pedro Martins, para a penúltima ronda da fase de liga da Champions Asiática. Porém, os sauditas têm um total de nove lesionados e o ex-treinador do Milan ainda não sabe com quem pode contar, ainda para mais após as saídas de grandes jogadores como Benzema e Kanté no mercado de inverno.

Em conferência de imprensa de antevisão à partida, Conceição explicou que a decisão «ficará definida durante o treino» desta segunda-feira. O treinador português confirmou ainda a ausência de Ahmed Sharahili, que «sofreu uma lesão no último treino antes do jogo anterior e não participou». Sobre o adversário, Conceição descreveu o encontro como «um jogo importante na Ásia, contra uma equipa forte que tem grandes jogadores», manifestando o desejo de «alcançar a vitória».

O técnico invocou a sua passagem pelo FC Porto para inspirar a equipa, sublinhando a importância da união e do apoio dos adeptos. «Com espírito de equipa e o apoio dos adeptos, podemos alcançar tudo o que desejamos. Já vivi isto com o FC Porto, onde, apesar de não reforçarmos a equipa, conseguimos resultados positivos», recordou, sendo que conquistou um total de 11 títulos em vários anos no Dragão.

Conceição abordou também a gestão do plantel, sobrecarregado com um calendário exigente. «Como já referi, vamos jogar 10 jogos em 25 dias», afirmou, explicando a necessidade de gerir o esforço dos jogadores, incluindo os reforços de inverno. «A sua presença não se limita a este jogo. Temos vários jogos nos próximos dias e procuramos encontrar uma forma de todos participarem para evitar o cansaço», acrescentou.

O treinador comparou ainda a profundidade do seu plantel com a do Al Nassr: «No jogo contra o Al Nassr, o adversário fez três substituições, todas com jogadores da seleção saudita, ao contrário do Al Ittihad, que lançou jovens com poucos jogos disputados». Apesar de considerar que a «condição física é elevada», admitiu que «a pressão dos jogos afetou-nos, juntamente com a falta de opções em algumas posições».

Questionado sobre a saída de N'Golo Kanté para o Fenerbahçe, Conceição foi pragmático: «Kanté é um grande jogador que faz a diferença, mas não quero falar do passado. Agora, temos de pensar em como compensar a sua ausência.»