Cristiano Ronaldo
Cristiano Ronaldo

Fim da greve: Ronaldo ganha braço de ferro com os sauditas e volta a jogar

Salários foram pagos a todos os funcionários do Al Nassr. Regresso aos relvados marcado para sábado

Fumo branco em Riade. O braço de ferro que paralisou o universo Al Nassr e deixou o mundo do futebol em suspenso chegou ao fim: Cristiano Ronaldo terminou o seu período de protesto e já está reintegrado nos trabalhos da equipa. No entanto, e apesar da paz selada, o internacional português ainda não irá a jogo já esta quarta-feira, para a Liga dos Campeões 2 asiática (os sauditas jogam no Turquemenistão com o Arkadag), estando o regresso aos relvados agendado para sábado, na Saudi Pro League, no terreno do Al Fateh.

A par das divergências com o Fundo de Investimento Público (FIP), pela desigualdade no tratamento dos principais emblemas do país — tema que A BOLA acompanhou em detalhe nos últimos dias —, surge um dado fundamental que pesou na decisão do capitão: a questão social. Ronaldo, numa demonstração de liderança que transcende as quatro linhas, incluiu no seu protesto o atraso no pagamento de salários a vários funcionários e colaboradores do clube saudita.

A BOLA sabe que a estrutura do Al Nassr cedeu à pressão do astro luso e regularizou, nas últimas horas, todos os pagamentos em dívida aos funcionários. Este gesto de solidariedade de CR7 foi decisivo para o fumo branco, provando que o capitão lutava também pela dignidade de quem trabalha diariamente na sombra do colosso de Riade.

José Semedo e Simão Coutinho recuperam poderes

Outra novidade, na sequência das reuniões com Cristiano Ronaldo, envolve José Semedo e Simão Coutinho. Os dois dirigentes portugueses do Al Nassr recuperaram os poderes que lhes tinham sido tirados no final de dezembro e que os impediu de serem peças importantes no mercado de inverno...

Fora das opções para quarta-feira

Apesar da reintegração ser a notícia que os adeptos ansiavam, o regresso aos relvados terá de esperar. O plano passa pelo regresso na máxima força na próxima jornada da Liga Saudita, fora com o Al Fateh.

CR7 volta a treinar, mas a mensagem ficou dada: em Riade, o capitão não abdica da exigência máxima, seja no plano tático, seja no respeito por quem serve o clube. O braço de ferro terminou com uma vitória total para o português.