Pavlidis
6 - Pavlidis (Benfica): 60,5 milhões de euros

Mourinho queixa-se, mas há uma onda goleadora em curso no Benfica

Águias marcam consecutivamente a jogar em casa para as provas nacionais há quase quatro anos. FC Porto foi o último a sair da Luz sem ser batido... em 2021/22

José Mourinho, treinador do Benfica, há muito que lamenta a fraca relação entre oportunidades criadas e oportunidades concretizadas, muitas vezes com prejuízo sério para a sua equipa, mas queixou-se ainda com dose maior de seriedade após o empate sem golos em Tondela e a falta de eficácia na finalização que quase custava mais uma igualdade às águias, em pleno Estádio da Luz, no jogo com o Alverca, de domingo (2-1).

Há, no entanto uma onda avassaladora de golos em curso no Estádio da Luz, que estará porventura a escapar ao conhecimento do técnico português de 63 anos, e que resiste, desde 2022, a todas as crises de finalização das águias.

O Benfica venceu, pois, o Alverca, com golos de Schjelderup e Anísio Cabral (Figueiredo marcou para os visitantes), engordando uma série incrível de golos no Estádio da Luz, um registo esmagador do Benfica em provas nacionais, envolvendo Liga, Taça de Portugal e Taça da Liga.

São, neste momento, 72 jogos consecutivos a marcar em casa para provas internas, significando 60 triunfos, 10 empates e somente duas derrotas, frente a FC Porto e SC Braga (ambas por 1-2).

A última vez que o Benfica ficou em branco para provas de consumo interno perante o seu público foi a 7 de maio de 2022, época 2021/22, quando a equipa liderada por Nélson Veríssimo perdeu com o FC Porto de Sérgio Conceição, por 0-1, para a Liga, golo de Zaidu que valeu a conquista do título de campeão nacional. Foi a derradeira jornada.

Desde então, 1376 dias passaram, nada mais nada menos do que 3 anos, 9 meses e 4 dias, sem que as águias poupassem a baliza do adversário na Luz.

Roger Schmidt, Bruno Lage e José Mourinho foram os treinadores que engordaram esta série goleadora e na presente temporada são já 12 partidas, oito vitórias e quatro empates, com Bruno Lage e José Mourinho. Em 2024/25, com Roger Schmidt e Bruno Lage, 21 partidas, 18 vitórias, dois empates e uma derrota. Em 2023/24, só com o treinador alemão, 21 encontros, 18 triunfos e três empates. Por fim, em 2022/23, temporada de estreia de Roger Schmidt na Luz, 18 jogos, 16 vitórias, um empate e uma derrota.