Se o arrependimento matasse... Como o Besiktas 'falhou' um prodígio turco
Seis golos e quatro assistências em apenas nove partidas na presente temporada têm feito de Can Uzun um dos principais destaques do Eintracht Frankfurt. Contudo, a história do médio-ofensivo turco, de apenas 19 anos, podia ter seguido um rumo bem diferente, não fosse a indecisão do Besiktas.
Passamos a explicar. Segundo um artigo publicado pelo jornal Fanatik, ainda Uzun estava na formação do Nuremberga quando o departamento de scouting do emblema de Istambul elaborou um relatório muito favorável sobre o criativo nascido em solo alemão.
As indicações foram, na altura, de tal forma positivas que a indicação deixada à estrutura do futebol das águias negras foi clara e inequívoca: Can Uzun era para contratar com a maior brevidade possível. A questão é que a Direção do Besiktas tardou em avançar de forma concreta. O jogador, por sua vez, foi esperando pela investida turca, que nunca chegou.
Assim, o jovem jogador foi subindo de patamar no Nuremberga, chegou à equipa principal e, em 2023/24, marcou nada menos que 19 golos em 32 encontros oficiais. Os números chamaram a atenção do Eintracht, que aproveitou o facilitismo do Besiktas para assegurar os préstimos de Can Uzun (já presença regular na principal seleção turca) a troco de... 11 milhões de euros.
O resto é o que se tem visto neste arranque de temporada, depois de uma primeira época de adaptação a Frankfurt. Quanto ao Besiktas, pode aplicar-se a famosa expressão: se o arrependimento matasse...
#DAZNBundesliga