Istambul (D.R.)
Istambul (D.R.)

Pedaços da Istambul que acolhe o Benfica

Fenerbahçe fica na parte asiática da cidade, ao contrário de Galatasaray e Besiktas, que figuram do lado a que os turcos chamam «Europa»

Benfica e Fenerbahçe entram em campo às 20 horas portugueses, 22 horas em Istambul, para discutirem a primeira mão do play-off de acesso à fase de liga da UEFA Champions League.

É uma cidade gigante aquela que recebe os encarnados, dado que Istambul, dentro dos seus limites, alberga aproximadamente 20 milhões de habitantes. É um pequeno país dentro de um país enorme e o trânsito, claro, é uma das características visíveis.

Mas também a beleza. Do mar, da história antiga, das mesquitas imponentes e das construções modernas. O Estreito de Bósforo divide Istambul, parte a cidade em duas, e liga Mar Negro e Mar de Mármara. O Benfica dormiu, tranquilo, indiferente à pirotecnia dos adeptos do Fenerbahçe, no lado asiático, o menos turístico.

Galeria de imagens 20 Fotos

Não é o lado europeu, do Galatasaray ou do Besiktas, como referimos, mas também do Grande Bazar, um dos mais antigos e conhecidos mercados desta parte do mundo. Ou mesmo da Hagia Sophia, mesquita que atrai milhões de visitantes a Istambul.

A zona asiática, que tem a área conhecida por Fenerbahçe e que dá nome ao clube, é uma Turquia mais verdadeira, marcada por enormes áreas financeiras e residenciais, onde há vida 24 horas por dia e muito dinheiro. É uma das zonas mais ricas de Istambul.

O Fenerbahçe está limitado nas suas estruturas pelo local onde se encontra, cercado por edifícios, é só em frente ao estádio se dá verdadeiramente por ele. Há uma loja enorme para os fanáticos adeptos, mas José Mourinho é ausência notada. Não encontrámos imagens do técnico português em toda a loja, apesar da sua popularidade deste lado da cidade.

Sugestão de vídeo: