Nápoles: Conte elogia «excelente equipa» do Sporting e lembra duelo com Amorim no Tottenham
Apesar da derrota no último jogo em Milão e a consequente perda da liderança na Serie A, Antonio Conte apareceu de bom humor na conferência de imprensa de antevisão ao duelo com o Sporting na UEFA Champions League, em Nápoles, e deixou bastantes elogios ao seu adversário desta quarta-feira.
«O Sporting é uma equipa juntamente com o FC Porto e o Benfica, as três equipas que disputam sistematicamente a vitória em Portugal, inclusive nas taças. Já a enfrentei anteriormente, inclusive com o Tottenham na fase de grupos. Muitos jogadores daquela equipa permaneceram e certamente acumularam experiência. É uma excelente equipa, ganhou o campeonato português. Teremos de jogar sabendo que enfrentamos uma equipa forte. Nós também somos fortes e queremos medir as nossas forças», disse, lembrando os dois duelos entre Tottenham e Sporting em 2022/23, em que Conte não venceu nenhum: os leões venceram em casa e empataram fora a uma bola.
Por outro lado, Conte lamentou o facto de ter menos um dia de preparação que o adversário. «Nós regressámos a casa, era muito tarde, no domingo à noite, de Milão. Ontem, quem jogou o jogo fez recuperação. Hoje temos de tentar, sem gastar muita energia, preparar o jogo contra o Sporting. Certamente não é a melhor condição para preparar um jogo importante, mas este é o calendário e temos de aceitá-lo. Não quero polemizar sobre o calendário, é assim e o jogo tem de ser jogado. Ter mais um dia de treino teria-nos permitido preparar melhor o jogo, mas temos de nos habituar. Reitero sempre o conceito de que temos de fazer da necessidade uma virtude, tentar ganhar experiência jogando e tentando obter bons resultados», explicou, analisando o futebol em Portugal.
«É sempre um futebol de vanguarda, de ataque. As equipas portuguesas que disputam a Liga Europa e a Liga Conferência também criam sempre grandes problemas aos adversários. É um futebol de bom nível», garantiu, abordando a polémica com Kevin De Bruyne no último jogo.
«Não gosto de falar de indivíduos, ganhamos e perdemos como equipa. Do ponto de vista do desempenho, fiquei mais satisfeito com a noite de domingo do que com as vitórias contra o Milan no ano passado. Houve alguns descuidos, temos de trabalhar nisso. Kevin é um jogador do Nápoles, se ele jogar bem, a equipa joga bem e vice-versa. Ele deve ser apoiado. Tentemos encontrar o equilíbrio certo, sem exagerar quando ganhamos e sem nos deprimirmos quando perdemos. Repito, está tudo esclarecido com KDB», finalizou.
Por outro lado, abordou os problemas na defesa e até considera uma mudança tática. «Spinazzola e Olivera treinaram à parte. Vamos tentar trazê-los de volta. Só temos Beukema e Juan Jesus como centrais. Teremos de encontrar uma solução. Se tiverem alguma ideia digam-me [risos]. Quanto a mudar o sistema tático, não posso jogar só com um defesa. Estou a pensar em colocar o Elmas como lateral, não temos muitas alternativas», explicou.