Camisola 16 dos minhotos contribuiu para o sucesso coletivo - Foto: Liga
Camisola 16 dos minhotos contribuiu para o sucesso coletivo - Foto: Liga

Justin de Haas dá ainda mais palco ao Famalicão: «É sempre bom receber prémios»

Neerlandês foi eleito o 'Defesa do Mês da Liga'. Em agosto, minhotos somaram três vitórias e um empate em quatro jogos e não sofreram qualquer golo. Nesse período, esquerdino faturou diante do Aves SAD

Quatro jogos, três vitórias e um empate. Foi este o percurso do Famalicão no mês de agosto, naquele que foi um arranque absolutamente sensacional na época 2025/2026. Nesse período, os minhotos derrotaram Santa Clara (3-0), Tondela (1-0) e Aves SAD (1-0), sendo que, pelo meio, apenas não sorriram totalmente diante do Gil Vicente (0-0).

O sucesso coletivo tem, naturalmente, reflexos individuais (assim como o contrário também não deixa de ser uma realidade) e já depois de Lazar Carevic ter sido eleito o melhor guarda-redes do mês passado foi agora a vez de Justin de Haas receber o prémio de melhor jogador da Liga em agosto - o camisola 16 dos famalicenses colheu a preferência de 18,25 por cento dos votos dos treinadores do principal escalão e superou a concorrência de Leonardo Lelo (16,67%), do SC Braga, e de Jan Bednarek (15,87%), do FC Porto.

Carevic foi o melhor guarda-redes do campeonato em agosto - Foto: Liga

O defesa-central neerlandês foi titular e totalista nos já referidos quatro jogos que o Famalicão disputou nesse período - situação que, de resto, se manteve inalterável nas jornadas seguintes, uma vez que o esquerdino é um dos indiscutíveis da formação orientada por Hugo Oliveira - e além de ter dado um forte contributo para que a sua equipa não tivesse sofrido qualquer golo nas primeiras quatro rondas do campeonato também acabou por fazer ele a festa, no caso, diante do Aves SAD, com um cabeceamento mortífero que permitiu aos azuis e brancos levarem os três pontos para o Minho.

Na hora de receber a distinção, Justin de Haas não escondeu a sua satisfação pelo prémio, mas também aludiu ao facto de as suas exibições terem contribuído para os objetivos do clube. Além disso, o camisola 16 do Famalicão ressalvou a qualidade existente no principal escalão do futebol português.

«É sempre bom conquistar um prémio na carreira, especialmente porque não sofremos golos [no mês de agosto]. É o primeiro objetivo de um defesa. E ajudar a equipa com golos é um sentimento incrível. É uma liga muito boa, com talento incrível. Se virmos os jogadores que jogam ou jogaram aqui, são grandes nomes», assumiu, em declarações reproduzidas pelos meios de comunicação oficiais da Liga.

Justin de Haas até voltou a faturar na jornada passada, selando o empate (1-1) do Famalicão no terreno do Arouca (neste caso, de livre direto), pelo que o horizonte passa por continuar a juntar o melhor de dois mundos: «Espero ajudar a equipa em termos defensivos e se marcar mais golos, como na última semana, vou continuar assim.»