Edoardo Bove foi socorrido após cair no relvado - Foto: IMAGO

Jogador reanimado em campo recebe luz verde para voltar a jogar

Segundo a imprensa italiana, o médio de 23 anos da AS Roma, Edoardo Bove, poderá continuar a sua carreira, mas não na Serie A

Segundo a imprensa italiana, o médio de 23 anos da Roma, Edoardo Bove, poderá continuar a sua carreira, mas não na Serie A.

Edoardo Bove, momentos antes de perder os sentidos em campo

O jogador italiano, que se encontrava emprestado à Fiorentina na altura do incidente, sofreu uma paragem cardiorrespiratória durante um jogo do campeonato contra o Inter, em dezembro do ano passado. Bove caiu inanimado no relvado pouco depois do apito inicial e, ao tentar levantar-se, voltou a desabar. A gravidade da situação foi de imediato evidente. O atleta teve de ser reanimado com um desfibrilhador e acabou por ser colocado em coma induzido, antes de recuperar.

Edoardo Bove aplaude os adeptos da Fiorentina
Edoardo Bove (IMAGO)

Desde então, o médio tem expressado o desejo de regressar à competição. Contudo, devido ao desfibrilhador interno implantado, a regulamentação médica italiana impede-o de competir profissionalmente em Itália. De acordo com a imprensa local, Bove já recebeu autorização médica para continuar a jogar futebol noutro país, e a Roma procura agora uma solução que lhe permita regressar aos relvados em segurança.

Edoardo Bove na Fiorentina - Foto: IMAGO

Após o incidente, Bove participou num curso de primeiros socorros, que incluiu formação sobre o uso do desfibrilhador, realizado no centro desportivo da Camilluccia. Em declarações à Sky Sport, o médio afirmou: «O meu desejo é regressar, mas tenho de perceber várias coisas: se, quando, como e onde.» E acrescentou: «Estamos a seguir em frente e estou feliz. Fui salvo porque estava rodeado de pessoas treinadas. É importante ter esse conhecimento, o curso não demora muito e pode salvar vidas. Ajuda-nos a todos a sentir-nos um pouco mais seguros.» , afirmou o atleta.