Avançado dos azuis e brancos do Minho continua a brilhar ao serviço da sua seleção
Avançado dos azuis e brancos do Minho continua a brilhar ao serviço da sua seleção

Haverá sotaque minhoto na final do Mundial sub-20: Marrocos elimina França

Yassir Zabiri, jogador do Famalicão, voltou a ficar ligado à história do jogo. Falhou um penálti cuja bola bateu, depois, nas costas do guarda-redes contrário e... entrou, sendo que o camisola 21 voltou a estar em evidência no desempate da marca dos 11 metros (após o 1-1 no final do tempo regulamentar e do prolongamento), apontando o 'seu' castigo máximo à Panenka. Steven Baseya, defesa-central do Alverca, fica pelo caminho

Haverá um português na final do Campeonato do Mundo de sub-20, que se realiza no Chile: Yassir Zabiri.

O jovem ponta de lança do Famalicão voltou a ser decisivo em mais uma vitória de Marrocos, ajudando a sua seleção a deixar pelo caminho a França, num jogo relativo às meias-finais da competição e que teve lugar na noite desta quarta-feira.

Yassir Zabiri esteve diretamente ligado ao primeiro golo do jogo... mas não necessariamente pelas melhores razões. Em bom rigor, foi (muito) feliz. O camisola 21 de Marrocos dispôs de uma extraordinária ocasião para abrir o ativo aos 32 minutos, uma vez que a sua seleção teve um penálti a favor, mas, chamado à transformação do castigo máximo, Zabiri atirou ao poste.

O lance, porém, acabou em festa para os marroquinos, já que a bola voltou do ferro e embateu nas costas de Lisandru Olmeta, guarda-redes de França, e dirigiu-se... para dentro da baliza. Estava inaugurado o marcador - e não foi a primeira vez que Marrocos foi feliz depois de um lance caricato a envolver o avançado dos azuis e brancos do Minho.

O 1-0 foi o resultado com que chegou o intervalo, sendo que na etapa complementar houve reação gaulesa. Lucas Michal, extremo que alinha no Mónaco, empatou a contenda aos 59 minutos, dando o melhor seguimento a uma assistência perfeita de Moustapha Dabo, médio que faz parte da equipa de sub-19 do Nantes.

Até ao final do tempo regulamentar o marcador não sofreu alterações, pelo que o duelo seguiu para prolongamento. Nessa fase, refira-se, foi a jogo outro jogador que alinha no campeonato português: Steven Baseya, defesa-central que representa o Alverca. No tempo extra também não se registaram mais golos e a decisão acabou por surgir através dos desempate por penáltis.

Yassir Zabiri foi um dos jogadores de Marrocos chamados à cobrança da grande penalidade, momento em que o avançado do Famalicão aproveitou para se redimir do falhanço na primeira parte: desta feita, atirou a contar e com classe... à Panenka. Mohammed Hamony foi o único marroquino a desperdiçar dos 11 metros, sendo que do lado francês Gady Beyuku e Djylian N'Guessan não conseguiram desfeitear Yanis Benchaouch. Marrocos acabou por levar a melhor (5-4) e qualificou-se pela primeira vez para a final de um Campeonato do Mundo de sub-20.