Rodrigo Mora em grande momento de forma - FOTO: Catarina Morais/KAPTA+
Rodrigo Mora em grande momento de forma - FOTO: Catarina Morais/KAPTA+

FC Porto: Rodrigo Mora nos píncaros e com a titularidade à vista

Prodígio do Olival regressa à base após elevar o ego nos sub-21 de Portugal e surgir entre os 25 finalistas do prémio Golden Boy, tal como Froholdt. Apontado ao onze na Taça de Portugal, frente ao Celoricense

Rodrigo Mora volta com boa aura. A chamada à Seleção sub-21, orientada por Luís Freire, possibilitou à pérola do FC Porto jogar como titular e explanar o perfume do seu futebol na fase de apuramento para o próximo Campeonato da Europa. Com golos à Bulgária e a Gibraltar, o menino de ouro dos azuis e brancos encheu o ego com exibições de alto calibre, mostrando (novamente) o porquê de ser visto como uma das maiores promessas mundiais. Esta quarta-feira, aliás, foi incluído no lote de 25 finalistas do prémio Golden Boy, a par de Victor Froholdt, seu companheiro de equipa no Dragão.

Este estado de espírito e a confiança conquistados nos Sub-21 fazem com que se abra uma janela de oportunidade para voltar a ser titular num jogo do FC Porto, o que sucedeu apenas três vezes na temporada em curso, contra Sporting, Nacional da Madeira e, mais recentemente, Estrela Vermelha.

Francesco Farioli tem optado mais por Gabri Veiga em detrimento do jovem prodígio, que, ainda assim, não desarma e tem entrado sempre com energia e disposto a acrescentar algo mais à equipa, um pouco à imagem do que sucedeu no clássico com o Benfica, em que ia desatando o nó com um golo de bandeira em cima do derradeiro apito. O remate, porém, saiu à trave da baliza de Trubin.

Tendo em conta que Farioli deve operar uma remodelação no onze para o jogo com o Celoricense, é crível que Rodrigo Mora entre nas primeiras opções para o embate com a formação que milita no Campeonato de Portugal, a despeito de ter sido utilizado nos dois jogos dos sub-21 nacionais na última semana.

Será uma nova chance para Mora continuar a mostrar o seu talento e ajudar o FC Porto a prosseguir numa prova em que tem grandes pergaminhos e que pretende voltar a ganhar esta temporada.

Em grande entre prodígios

Rodrigo Mora tem estado em destaque na qualificação para o Europeu de sub-21 e não só a nível 'interno'. Na goleada a Gibraltar, por 11 golos sem resposta, o médio-ofensivo dos dragões fez mais um golo e chegou aos quatro (em quatro partidas) na fase de apuramento, passando a ser um dos melhores marcadores, ao lado de outros cinco atletas: o escocês Emilio Lawrence (Manchester City), o polaco Pietuszewski (Jagiellonia), o checo Lukas Masek (Slovan Liberec), o finlandês Adrian Svanback (Hacken) e o francês Wilson Odobert (Tottenham).