FC Porto: Luuk de Jong vai assistir ao jogo do PSV no sábado... e fazer história
O próximo sábado será um dia especial para Luuk de Jong. O ponta de lança do FC Porto está a recuperar de uma lesão no joelho esquerdo e ainda enfrenta mais algumas semanas de recuperação. Como tal, e por estar fora das contas para o jogo com o Celoricense, recebeu autorização para se deslocar a Eindhoven, onde será alvo de uma homenagem por parte do PSV.
Antes do pontapé de saída do encontro com Go Ahead Eagles (17h45, hora portuguesa), o agora jogador dos dragões fará a despedida oficial do PSV, depois de ter sido apresentado, no início de agosto, como reforço surpresa portista.
«Não terá escapado à atenção de ninguém: Luuk de Jong partiu para o FC Porto neste verão. Com o 26.º título nacional no bolso, ele deixou o PSV pela porta grande, mas ainda não houve uma verdadeira despedida. É por isso que Luuk retorna ao Philips Stadium a 18 de outubro, onde será oficialmente aclamado antes do PSV-Go Ahead Eagles», anunciou o emblema de Eindhoven, através de nota oficial no site.
Zaterdag nemen we voorafgaand aan PSV – Go Ahead Eagles officieel afscheid van Luuk de Jong in het Philips Stadion ❤️
— PSV (@PSV) October 14, 2025
Luuk de Jong será, também, eternizado no Passeio da Fama do PSV, fazendo história: será o primeiro futebolista ainda no ativo e o mais jovem a ser distinguido dessa forma.
«O Luuk alcançou números que não são mais possíveis no futebol de hoje em dia. Além disso, era um verdadeiro líder, o grupo seguia-o cegamente. Essa rara combinação faz dele o primeiro jogador ativo no Passeio da Fama e é mais do que merecido», afirmou Marcel Brands, presidente do PSV.
De Jong representou o gigante neerlandês e atual campeão em título da Eredivisie num total de oito épocas, distribuídas por dois períodos distintos. Somou 338 jogos e marcou 186 golos.