Pedro Sánchez, primeiro-ministro de Espanha. Foto: IMAGO
Pedro Sánchez, primeiro-ministro de Espanha. Foto: IMAGO - Foto: IMAGO

Espanha vai propor à UE o fim da mudança de hora na Europa

Pedro Sánchez, chefe do governo espanhol, diz que alteração «já não faz sentido»

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, anunciou esta segunda-feira que a Espanha irá propor à União Europeia o fim definitivo da mudança de hora no espaço comunitário, uma prática que se repete duas vezes por ano e que, segundo o líder do Governo espanhol, «já não faz sentido».

A decisão surge na mesma semana em que os países europeus se preparam para ajustar os relógios ao horário de inverno - na noite de 25 para 26 -, uma rotina que tem sido alvo de debate nos últimos anos. Numa mensagem publicada nas redes sociais, Sánchez sublinhou que a maioria dos cidadãos europeus está contra a alteração bianual e que a ciência demonstra que já não há benefícios energéticos que a justifiquem.

«A mudança de hora já não faz sentido. A maioria dos espanhóis está contra e a ciência mostra que perturba os ritmos biológicos», escreveu o chefe do Executivo.

A proposta espanhola deverá ser formalmente apresentada junto das instituições europeias ainda esta semana, com o objetivo de abrir caminho a uma decisão comum que ponha termo à prática em toda a União Europeia.

Recorde-se que, apesar de a Comissão Europeia ter sugerido em 2018 a eliminação da mudança de hora, o tema ficou suspenso devido à falta de consenso entre os Estados-membros sobre qual fuso horário manter - o de verão ou o de inverno.