Frederico Varandas é presidente do Sporting desde 2018
Frederico Varandas é presidente do Sporting desde 2018 - Foto: IMAGO

CNID denuncia «violação da lei» por parte do Sporting

O Jogo alega que uma jornalista foi impedida de fazer a cobertura do jogo de basquetebol entre os leões e o FC Porto

A Associação dos Jornalistas de Desporto (CNID) acusa o Sporting de ter impedido, «sem qualquer razão legal, a entrada de uma jornalista de O Jogo» no clássico da Liga de basquetebol com o FC Porto, disputado no passado sábado.

Em comunicado assinado pelo presidente, Manuel Queiroz, o CNID classifica a atitude do clube leonino como grave, ilegal e sem sentido, sublinhando que esta afeta a imagem de uma instituição «com a grandeza do Sporting». A associação mostra-se ainda surpreendida pelo facto de, 48 horas após o sucedido, o clube não se ter retratado publicamente, o que considera «ainda mais incompreensível».

O CNID declara que não pode deixar de denunciar o que considera um «grave atropelo à lei e à democracia», garantindo que irá reportar a situação às entidades competentes. A associação reforça que «não se podem aceitar proibições não ditadas pela lei», especialmente por parte de um clube que deveria estar ciente de que cometeu uma «grave violação».

Por fim, o organismo apela à direção do Sporting para que reavalie os seus princípios e atitudes, alinhando-os com as declarações públicas sobre ética que os seus próprios responsáveis têm proferido, as quais, segundo o CNID, «vão no sentido certo».

O jornal O Jogo fez saber que fará seguir uma exposição para a ERC (Entidade Reguladora da Comunicação), para o Sindicato dos Jornalistas e para a Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), considerando tratar-se de «uma posição grave do clube leonino, que viola a liberdade de Imprensa».

O diário desportivo acrescenta que «tudo começou com a ausência de Morten Hjulmand» do jogo da equipa de futebol profissional leonina, frente ao Nacional. O Jogo escreveu que tal não se deveu a problemas pessoais, conforme alegado pela estrutura leonina, e argumenta que a notícia não foi desmentida por qualquer comunicado, do Sporting ou do jogador dinamarquês.

Para além do acesso negado ao Sporting-FC Porto da Liga de basquetebol, O Jogo diz ainda que foi cancelada, à última hora, uma entrevista com Kiko Costa, andebolista do Sporting e da seleção nacional, que recentemente conseguiu o quinto lugar no Campeonato da Europa, a melhor classificação de sempre.

O comunicado na íntegra:
CNID denuncia violação da lei por parte do Sporting CP O Sporting CP impediu, sem qualquer razão legal, a entrada de uma jornalista de O Jogo para a cobertura da partida do Campeonato Nacional de basquetebol do passado sábado, no Pavilhão de Alvalade. É grave que um clube com a grandeza do Sporting CP tome atitudes deste jaez, ilegais, sem sentido e que afetam uma imagem construída em décadas de história leonina. Passadas 48 horas sobre esta atitude o clube ainda não veio a público retratar-se, o que se torna ainda mais incompreensível. O CNID - Associação dos Jornalistas de Desporto não pode deixar de denunciar este grave atropelo à lei e à democracia, denúncia que obviamente fará chegar às entidades competentes. Não se podem aceitar proibições não ditadas pela lei. Mais a mais quando se trata de um clube com todas as condições para saber que cometeu uma grave violação da lei. O CNID apela à Direção do Sporting CP para que reveja princípios e atitudes e os coadune com as declarações públicas sobre ética que os seus responsáveis têm feito e que, essas sim, vão no sentido certo. P’la Direção, Manuel Queiroz Presidente