Siga o FC Porto vs Sporting em direto

FC Porto-Sporting: luta pelo título ao rubro!
Dragões vão tentar repor vantagem de sete pontos que perderam na jornada passada e leões procuram encurtar distância para o líder

Veja alguns flashes captados pelo FC Porto.

As portas do Estádio do Dragão já abriram e os adeptos começam a encaminhar-se para os respetivos lugares. Recorde-se que a lotação esgotada.

Hoje é dia de aniversário no plantel do Sporting.

FC Porto agita redes sociais.

Está assim o tempo no Dragão.

Jogo entre FC Porto e Sporting tem início às 20h45

O técnico do Sporting mantém intacto o registo fora de casa nesta edição da Liga, onde ainda não conheceu o sabor da derrota. Também Farioli ainda não sabe o que é perder em casa na Liga. 

Curiosamente, e apesar das várias tentativas, Rui Borges continua sem saber o que é vencer o FC Porto na principal competição — em cinco jogos para a Liga, soma um empate e quatro desaires frente aos dragões.  

Rui Borges volta a cruzar-se com o FC Porto, adversário que já enfrentou por oito vezes, com um saldo claramente favorável aos azuis e brancos. O treinador dos leões soma uma vitória, dois empates e cinco derrotas.  

O FC Porto chega a esta jornada após sofrer a primeira derrota na presente edição da Liga, frente ao Casa Pia, mas o registo continua a impressionar. No Estádio do Dragão, a equipa de Farioli está imbatível: soma sete vitórias consecutivas e mantém-se invicta na prova, com oito triunfos e um empate em nove jogos como anfitriã.   

Outro dos aniversariantes do dia de clássico é Anderson Polga. O Sporting deu-lhe os parabéns.

A consistência defensiva continua a ser uma das marcas da equipa de Francesco Farioli: com apenas seis golos sofridos (dois deles autogolos, de Nehuén e Thiago Silva), os dragões exibem aquela que é de longe a melhor defesa da Liga. E mesmo perante o contratempo mais recente em Rio Maior, os números mostram a regularidade de um candidato firme ao título — o FC Porto venceu 11 dos 12 últimos jogos na principal competição nacional.  

O vídeo promocional do clássico feito pelo FC Porto

Otávio, médio internacional português que joga na Arábia Saudita faz anos e o FC Porto não se esqueceu da data. O jogador deixou o seu agradecimento e pediu... «a prenda»

O FC Porto mantém uma longa invencibilidade caseira diante do Sporting, somando 11 jogos sem perder frente aos leões no Dragão. Nas duas últimas épocas, o clássico terminou empatado, e a última vitória leonina em solo portista, por 3-1 remonta a 2016.  

Na presente temporada, os dragões levaram a melhor na 1.ª volta, vencendo em Alvalade por 2-1, golos de Luuk de Jong e William Gomes. O tento leonino foi um autogolo marcado por Nehuén Pérez, que continua a recuperar de uma grave lesão. 

Rui Borges confirmou na conferência de imprensa de antevisão ao jogo com o FC Porto que não vai poder contar com Debast e Ioannidis para o jogo no Dragão: «Ainda não vão estar nos convocados», disse. Além da dupla, Quenda é igualmente baixa por lesão, enquanto Matheus Reis já não faz parte do plantel, tendo viajado para a Rússia para assinar pelo CSKA Moscovo.  

A madrugada não foi tranquila para a comitiva que pernoitou numa unidade hoteleira de Vila Nova de Gaia

No FC Porto, Martim Fernandes recuperou de uma fascite plantar. De fora estão dois lesionados de longa duração, Nehuén Pérez e Luuk de Jong, e um por castigo, William Gomes, punido com dois jogos na sequência da expulsão contra o Casa Pia.  

Rui Borges atirou o favoritismo para o lado do FC Porto, pelo facto de jogar em casa e estar no1.º lugar: «Vou ser coerente com aquilo que sempre tenho dito: quem está melhor é quem está na frente. Dada a nossa classificação, estas são as duas melhores equipas, com um melhor momento do FC Porto, que é favorito porque joga em casa. Mas acreditamos nas nossas capacidades de vencer este que acredito que será um bom encontro.» 

Farioli confirmou as chamadas dos reforços Fofana e Moffi (já fora chamado para o Casa Pia, mas ainda não podia jogar por não estar inscrito na Liga). A BOLA apurou que fora da lista de convocados ficaram Prpic, William Gomes (castigado), Karamoh e Tomás Pérez, dois elementos que ainda podem sair do FC Porto.