O Silves é o último representante dos Distritais em prova na Taça - Foto Facebook/Silves Futebol Clube
O Silves é o último representante dos Distritais em prova na Taça - Foto Facebook/Silves Futebol Clube

Atlético, Silves e não só: números e curiosidades da Taça de Portugal

O resistente dos Distritais; o reencontro de um histórico com o Benfica; o elevado número de tomba-gigantes

A Taça de Portugal viveu uma terceira eliminatória cheia de surpresas. Ontem, mais dois clubes da Liga (Rio Ave e Moreirense) caíram no terreno de adversários de escalões inferiores, depois de no sábado o mesmo já ter acontecido com Estrela da Amadora, Gil Vicente e Alverca.

Esta é a 11.ª edição da Taça desde que, em 2015/2016, a Federação Portuguesa de Futebol decidiu que os clubes da Liga, que entram na competição na terceira eliminatória, fá-lo-iam sempre visitando adversários de divisões abaixo. E foi a terceira em que mais caíram — os cinco gigantes tombados igualam o número de 2017/2018, ficando atrás dos sete de 2019/2020 e dos oito, o recorde, de 2022/2023.

Proezas de Sintrense e Fafe

O grande destaque de ontem vai para o Sintrense, uma vez que se trata do clube de divisão mais baixa (Campeonato de Portugal, quarto escalão) a afastar um de Liga – as mesmas circunstâncias em que o Alpendorada afastou o Estrela da Amadora anteontem.

Como prémio, o clube do distrito de Lisboa vai… ao Dragão, defrontar o FC Porto. O sorteio da quarta eliminatória, ou 16 avos de final, foi realizado simultaneamente com o da ronda que agora terminou. Os jogos serão no fim de semana de 22 e 23 de novembro, de novo a seguir à pausa para seleções (e o Benfica, pelo menos, deve voltar a jogar na sexta-feira, uma vez que na terça seguinte visita Amesterdão para defrontar o Ajax na Champions).

Curiosamente, Sintrense e FC Porto defrontaram-se também na temporada passada — na ocasião logo na terceira eliminatória, e por isso na casa do clube do Campeonato de Portugal (casa emprestada, na verdade, porque o jogo decorreu no Estádio José Gomes, na Amadora, para permitir transmissão televisiva). O FC Porto venceu por 3-0.

No outro jogo oficial entre as duas equipas, em 2020/2021, também na terceira eliminatória da Taça, a goleada dos dragões foi ainda maior — 5-0 em Massamá, no campo do Real SC. Será a primeira vez que se defrontam na casa dos portistas.

O outro tomba-gigantes de ontem foi o Fafe, da Liga3, que eliminou o vizinho Moreirense — 25 quilómetros separam Fafe e Moreira de Cónegos. Na quarta eliminatória, os fafenses voltam a receber um clube da Liga em casa, o Arouca.

Silves repete história

Dos jogos de ontem, destaque ainda para o Silves, único clube dos Distritais que segue em prova, depois de afastar, também ele, um vizinho, o Louletano — aqui a distância é um bocadinho maior, 49 quilómetros… O Silves esteve a perder (Chima inaugurou o marcador aos 36’), mas Rofino empatou aos 51’ e no último minuto do prolongamento (119’) Lucas fez explodir de alegria o Estádio Dr. Francisco Vieira.

Nas últimas dez temporadas, é apenas a quarta equipa dos Distritais a chegar aos 16 avos de final, depois de Malveira, em 2023/2024, Vale Formoso, em 2018/2019, e o próprio Silves, também em 2018/2919. Todos foram goleados fora de casa na ronda seguinte, e a história não joga a favor dos algarvios — visitam um clube três escalões acima, da Liga 2: o Farense, outro vizinho…

Atlético 43 anos depois

Nas 17 partidas de ontem, houve um quarto clube a afastar um adversário de escalão superior: o Atlético, da Liga3, que recebeu e venceu o Felgueiras, da Liga2, por 2-0, graças aos golos do jovem de 17 anos Catarino Pascoal, aos 52 minutos, e de Caleb, já muito perto do final (88'). Os lisboetas voltam a jogar em casa na próxima eliminatória, contra o Benfica — com um País tão grande, mais um duelo de vizinhos, aqui com apenas 7,5 quilómetros a separar o Estádio da Tapadinha do da Luz.

Histórico de Lisboa, o Atlético já defrontou o Benfica em 66 jogos oficiais (48 no campeonato nacional, 8 na Taça de Portugal e 10 no antigo Campeonato de Lisboa), mas venceu apenas quatro vezes. A última vez que se defrontaram foi em 1982/1983, na Taça, com o Atlético já fora do primeiro escalão (última presença em 1976/1977), e as águias foram à Tapadinha vencer 6-0.

Marinhense 61 anos depois

O outro maior gigante do futebol nacional, o Sporting, vai receber o Marinhense, do Campeonato de Portugal, que ontem foi à Anadia eliminar a equipa da casa nos penáltis. As duas equipas já se encontraram em cinco jogos oficiais: três no antigo Campeonato de Portugal (precursor da Taça), que os leões venceram sempre; e duas na Taça de Portugal, com o Marinhense a vencer o confronto mais recente, a 19 de setembro de 1964, em Alvalade, por 2-1; o problema é que a eliminatória era a duas mãos e na primeira, seis dias antes, o Sporting ganhara por 4-0 no Campo da Portela.

Só dois duelos de Liga

Na quarta eliminatória haverá apenas dois duelos entre clubes de Liga: SC Braga-Nacional e Estoril-Famalicão. Há 13 equipas da Liga em prova, 6 da Liga2, 6 da Liga3 (e pelo menos uma estará nos oitavos de final, porque há um Covilhã-Lusitano de Évora), 6 do Campeonato de Portugal e 1 dos Distritais.