Benfica não conseguiu o terceiro lugar que permitiria continuar nas competições europeias. Foto CEV
Benfica não conseguiu o terceiro lugar que permitiria continuar nas competições europeias. Foto CEV

Acabou o sonho europeu do Benfica

Benfica despede-se da Liga dos Campeões com derrota em Novara e o último lugar do Grupo, o que inviabiliza a continuidade nas competições europeias

A equipa feminina de voleibol do Benfica encerrou a sua campanha europeia esta quinta-feira, ao ser derrotada em Itália, pela equipa do Novara, por 3-0. O jogo, a contar para a sexta e última jornada do Grupo B da Liga dos Campeões, confirmou o fim do percurso das águias nas competições europeias desta época.

As encarnadas entraram em campo já sem qualquer possibilidade de avançar na Liga dos Campeões, mas ainda com a esperança de alcançar o terceiro lugar do grupo. Essa posição garantiria a transição para os quartos de final da Taça CEV, um objetivo que acabou por não ser concretizado.

A superioridade da equipa italiana, campeã europeia em 2019, foi evidente ao longo de toda a partida, com os parciais de 25-20, 25-17 e 25-15 a selarem o resultado final. A oposto russa Tatiana Tolok foi a figura do encontro, ao somar 16 pontos para a formação da casa.

Do lado do Benfica, a jogadora mais concretizadora foi Isidora Ubavic, que terminou o jogo com 11 pontos.

O Benfica concluiu a sua participação no quarto e último lugar, com dois pontos.

Depois da conquista da Taça de Portugal (2024) e do título da Liga Solverde.pt (2025), acabando com um jejum de 50 anos sem troféus nacionais, as águias voltaram a escrever uma página memorável da sua história, marcando presença entre as melhores equipas da Europa.

Inserido numa das pools das mais exigentes da prova, com equipas de Itália (Novara), Turquia (Fenerbahçe) e Polónia (Lodz), o Benfica despede-se da Champions com dois pontos e uma vitória em seis jogos, destacando-se o triunfo na Luz frente às polacas do LKS Lodz.