Aryna Sabalenka estabelece novo recorde de prémios monetários numa só época da WTA
Apesar de não ter conseguido encerrar a sua temporada de 2025 com o cobiçado título das WTA Finals, Aryna Sabalenka leva para casa um prémio de consolação impressionante.
Ao arrecadar cerca de 13 milhões de euros em prémios desportivos este ano, Sabalenka garantiu a época mais lucrativa da história da WTA.
A líder do ranking mundial pulverizou um recorde de prémios monetários numa única temporada que pertencia a Serena Williams desde 2013. Nesse ano, a norte-americana amealhou perto de 11 milhoões de euros, com um registo de 78 vitórias e 4 derrotas, e títulos em Roland Garros, no US Open e nas WTA Finals.
O segundo título consecutivo de Sabalenka no US Open rendeu-lhe 4,3 milhões de euros, e o seu estatuto de finalista vencida contra Rybakina em Riade acrescentou mais 2 milhões. A bielorrussa ganhou também mais 2 milhões de euros combinados ao chegar às finais do Open da Austrália e de Paris.
Contudo, na véspera da final das WTA Finals, onde tanto Sabalenka como Rybakina jogavam por um prémio recorde de 4,52 milhões de euros após terminarem a fase de grupos invictas, Sabalenka afirmou que o dinheiro não é a sua principal motivação.
«Tenho um grande amor por este desporto e gosto muito de lutar. Gosto de me levar ao limite e aprecio este tipo de coisas», disse. «Claro que, quando se ganha, pensamos: 'Ah, até recebi um bom cheque'. Mas isso nunca me passa pela cabeça durante um encontro. [...] Mas é um bom cheque para se ter».
Artigos Relacionados: