Número 2 do ranking WTA: «Não importa se és a número 1 ou 2»
Iga Swiatek - segunda classificada no ranking WTA com 8.433 pontos - tem apenas 400 pontos para defender até ao final do ano e pode terminar 2025 na primeira posição.
Contudo, numa conferência de imprensa em Pequim, a tenista polaca afirmou que não faz disso um objetivo. Entre ela e Aryna Sabalenka - número 1 do ranking com 11.225 pontos - há 2.792 pontos de diferença, mas a bielorrussa tem 1.615 pontos para defender.
As semanas de Iga Swiatek e Aryna Sabalenka na liderança
Desde 2022 até agora, o ranking mundial de ténis feminino foi sempre liderado por uma das duas.
A polaca acumulou 125 semanas na posição mais alta, enquanto a bielorrussa esteve 57. Aryna Sabalenka é a líder mundial desde 21 de outubro de 2024.
Diria que ser a número um é algo que temos sempre em mente, mas não é a nossa prioridade. Sei que, em termos de ranking, não importa muito se és a número dois ou a número um. São apenas números, mas isso não muda o facto de que tens de sentir o ténis e focar-te na tua evolução em campo.
A polaca deixou claro que assumir a liderança não é prioritário
«Não é a minha prioridade. É uma situação diferente da do ano passado, quando não consegui defender o meu lugar de número um, sim, por isso estou feliz por poder lutar por ele, mas a minha atenção está focada nos aspetos relacionados com o ténis e em como me sinto em campo», concluiu Iga numa conferência de imprensa em Pequim.
Iga Swiatek pode saltar para primeiro até final do ano
A oportunidade para Iga Swiatek assumir novamente a liderança surgiu depois de ter vencido na semana passada em Seul, um torneio WTA 500, e a sua rival ter anunciado que não participaria no torneio de Pequim, uma competição da categoria WTA 1.000.
No ano passado, Swiatek atuou apenas no Torneio das Campeãs, onde foi eliminada ainda na fase de grupos, e na BJK Cup Finals, estando em curso o processo por doping, pelo que no final de 2025 tem apenas 400 pontos para defender.
Em contrapartida, a líder mundial jogou em 2024 em Pequim, onde chegou aos quartos de final, em Wuhan, onde venceu, e no Torneio das Campeãs, perdendo nas meias-finais. Ela tem 1.615 pontos para defender. Sabalenka não participa em Pequim devido a uma pequena lesão.
Mil pontos à vista
A polaca é a principal favorita do torneio na China e irá começar por defrontar a vencedora do encontro entre Yue Yuan (26 anos, 58 WTA) e Yulia Putintseva (30 anos, 63 WTA).
O torneio de Pequim oferece 1.000 pontos à vencedora.
Até ao final do ano, há apenas mais um torneio de 1.000 pontos, o de Wuhan (6-12 de outubro), dois de 500 pontos, Ningbo (13-19 de outubro) e Tóquio (20-26 de outubro), e o Torneio das Campeãs em Riade, onde uma campeã invicta recebe 1.500 pontos.