Presidente do SC Braga aponta erros em lances capitais do encontro

António Salvador fala de condicionamento da arbitragem após empate com o Benfica

Presidente do SC Braga recorda que este foi o primeiro jogo do Benfica com Tiago Martins no VAR desde a polémica final da Taça de Portugal na época passada

António Salvador falou aos jornalistas na zona mista do Estádio Municipal de Braga para reforçar as críticas à arbitragem do jogo com o Benfica, mas começou por salientar a qualidade das duas equipas na partida que terminou 2-2.

«O futebol português precisa destes jogos, é destes espetáculos que o futebol português precisa de muitos mais. Pena é que não se tivessem reunido as condições todas para que tudo o resto à volta deste jogo se pudesse desenvolver todo o seu trabalho, para que esse espetáculo fosse um espetáculo como foram as duas equipas que disputaram dentro do campo.»

O dirigente reforçou as críticas já feitas por Pau Víctor após a partida, de um penálti que terá ficado por marcar a favor do SC Braga e de uma falta no lance do primeiro golo do Benfica.

«A prova de que as condições não foram reunidas é que, aos sete minutos, o jogo fica condicionado por um penálti de um pisão na área sobre o Pau Víctor. Na mesma jogada, há um pontapé no Moutinho, que tenta chutar à baliza e, com o toque, a bola sai por cima. No primeiro golo do Benfica, há um empurrão sobre o Moutinho que o tira da jogada e o Otamendi faz golo; portanto, é uma falta atacante. E no segundo golo do Benfica, há uma falta clara sobre o Ricardo Horta; não pode dar a lei da vantagem e, portanto, é falta e não deveria ter acontecido o golo», apontou.

António Salvador salientou que o VAR do jogo, Tiago Martins, esteve pela primeira vez num encontro do Benfica após a última final da Taça de Portugal, na qual Matheus Reis não foi expulso por pisar a cabeça de Andrea Belotti.

«Isto não põe em questão a qualidade do VAR. Nós estamos hoje perante um VAR que é só o melhor VAR de Portugal, o Tiago Martins; é um grande VAR europeu, foi um grande árbitro, mas não estavam reunidas as condições para que ele pudesse apitar este jogo hoje. Toda a gente sabe o que é que aconteceu desde o último jogo que o Tiago Martins apitou, que foi um jogo do Benfica. É pena que se condicionem, que não se criem as condições à volta dos árbitros e do VAR, porque fala-se muito da arbitragem, mas nós devemos proteger a arbitragem.»

Por fim, Salvador não quis comentar as palavras de José Mourinho, que ironizou ao afirmar que o Benfica ganhara por 3-2. «Aquilo que eu tenho a dizer é: bom ano a todos os bracarenses, em especial aos sócios do Sporting Clube de Braga, e boa sorte para todos vocês», respondeu.