Troço da A1 ruiu após colapso de dique do Rio Mondego
Um parte da estrada da A1, na zona de Coimbra, colapsou na zona do dique que rebentou parcialmente no rio Mondego. A cratera na autoestrada, que já havia sido fechada nos dois sentidos ao fim da tarde, terá sido provocada pela força da água.
A notícia foi avançada pela RTP, que confirmou junto de fonte da Proteção Civil. A parte do tabuleiro de asfalto que abateu está no sentido Norte-Sul.
Já esta quarta-feira, numa conferência de imprensa realizada em Coimbra, as autoridades e o Governo confirmaram o risco de que outros diques possam ruir na zona.
«O problema está a ser monitorizado há vários dias e sabíamos e sabemos dos riscos. Esta situação é absolutamente extraordinária e teremos de encontrar soluções extraordinárias. As águas foram cavando por baixo da estrutura e deu-se o colapso que é visível. Foi por isso que mandámos fechar a autoestrada às 16h30, a segurança dos portugueses está sempre em primeiro lugar. Ninguém manda encerrar a A1 sem ter em consciência aquilo que são os riscos que estão calculados», referiu Miguel Pinto Luz, Ministro das Infraestruturas, em declarações à SIC Notícias.