Ruben Amorim após mais uma derrota do Manchester United

Amorim tem três jogos para evitar o despedimento e há um português na calha

Manchester United tem cinco treinadores debaixo de olho para preparar eventual saída do ex-técnico do Sporting

O início de época do Manchester United ainda não trouxe mudanças em relação às más exibições e resultados da época anterior. «Não é registo que se deva ter no Manchester United», disse Ruben Amorim após a derrota na casa do Manchester City (0-3), na 4.ª jornada da Premier League, e apesar da confiança que a direção do clube vai mantendo no técnico, cinco candidatos já são apontados ao seu lugar.

Os ingleses do Mirror afirmam que existe uma mão cheia de treinadores referenciados para substituírem Amorim: Oliver Glasner (no Crystal Palace), Gareth Southgate (livre), Andoni Iraola (do Bournemouth), Mauricio Pochettino (da seleção dos Estados Unidos) e Marco Silva (do Fulham).

A mesma fonte vai mais longe e garante mesmo que a paciência do Manchester United está a esgotar-se e foi estabelecido um prazo máximo de três jogos para as coisas mudarem, caso contrário Ruben Amorim deverá mesmo ser convidado a sair. Chelsea (casa), Brentford (fora) e Sunderland (casa) são os três próximos adversários da equipa de Diogo Dalot e Bruno Fernandes.

O antigo treinador do Estoril, tal como Glasner e Iraola, tem ganho reputação pelo trabalho que tem feito com uma equipa habitualmente na luta pelos lugares de metade da tabela. Na época passada, o Fulham ainda sonhou com um apuramento europeu e terminou no 11.º lugar.

Já Glasner trouxe a época de maior sucesso da história do Crystal Palace ao conquistar a Taça de Inglaterra e a Supertaça este ano, os maiores troféus da história do clube. Por seu lado, Iraola levou o Bournemouth ao 9.º lugar da Premier League na época passada, igualando a melhor classificação da história do clube. E por agora, ocupa o 4.º lugar do campeonato.

Glasner mostra Taça de Inglaterra aos adeptos do Crystal Palace
Glasner mostra Taça de Inglaterra aos adeptos do Crystal Palace

Mauricio Pochettino está a preparar a seleção dos Estados Unidos para o Mundial que o país vai organizar no próximo ano (juntamente com México o Canadá). O argentino é mais conhecido pelos anos que passou no Tottenham, levando a equipa a uma final da Champions League em 2019, perdida para o Liverpool. Depois dos spurs, ainda orientou Chelsea e PSG.

Gareth Soutghate é o único destes treinadores livre no mercado, desde que saiu da seleção de Inglaterra em 2024, após perder a segunda final consecutiva de um Campeonato Europeu, desta feita para a Espanha.