Arábia Saudita quer ser como a Premier League e estuda mudança para 2026/27
Não é só em Inglaterra e no Japão, a Arábia Saudita está também a estudar uma mudança nas regras para 2026/27. A liga saudita quer implementar um modelo de calendário assimétrico para a SPL já na próxima temporada, abandonando o sistema atualmente em vigor, segundo o jornal local Arriyadiyah.
O modelo atual, utilizado em Portugal, define que a ordem dos jogos da segunda volta é uma réplica exata da primeira, apenas com a troca do estádio onde se realiza a partida. Em contraste, o calendário assimétrico, já utilizado em várias ligas europeias de topo, como a Premier League, permite que a sequência dos jogos da segunda volta seja completamente diferente da primeira.
A mesma fonte adiantou que a principal razão para esta potencial mudança reside nas dificuldades logísticas, nomeadamente a coordenação do uso dos estádios nas várias cidades que acolhem os jogos do campeonato, bem como a necessidade de períodos para a sua manutenção regular.
A proposta foi apresentada aos representantes dos clubes da SPL durante uma reunião realizada na semana passada, em que foi discutido o esboço do calendário para a próxima época desportiva. Foi ainda explicado que a elaboração do calendário da liga vai ser feita através de um programa informático que processa todos os dados relevantes, como datas, horários dos jogos, disponibilidade dos estádios e outras considerações de natureza organizacional.