425 mil euros em multas: falta de licença do treinador custa caro ao Mónaco
A ausência da licença de treinador exigida pela Ligue 1 está a sair cara ao Mónaco. O clube do principado já desembolsou quase meio milhão de euros (425 mil) em multas devido à situação de Sébastien Pocognoli e o valor poderá ascender a 750 mil euros até ao final da temporada.
Desde que assumiu o comando técnico da equipa a 11 de outubro, em substituição de Adi Hutter, Pocognoli orientou o Mónaco em 17 jogos de competições francesas (14 no campeonato e três na Taça de França). Por cada uma dessas partidas, o clube foi obrigado a pagar uma multa de 25 mil euros.
A sanção deve-se ao facto de o treinador belga não possuir a licença necessária para treinar na primeira divisão francesa. Pocognoli encontra-se atualmente a frequentar a formação na Bélgica, prevendo-se que obtenha o diploma no final da época. De acordo com os regulamentos, a multa é aplicada em todos os jogos da Ligue 1 e da Taça de França, mas não nos encontros da UEFA Champions League.
Numa tentativa de contornar a sanção, a direção monegasca chegou a inscrever Damien Perrinelle, um dos adjuntos, como treinador principal na ficha do jogo contra o Toulouse, a 25 de outubro. A estratégia, no entanto, revelou-se ineficaz, uma vez que Perrinelle, apesar de estar a frequentar o curso em Clairefontaine, também não é considerado pelas instâncias como titular da licença.
A manobra acabou por beneficiar o próprio Perrinelle, que conseguiu uma subida salarial para equiparar o seu vencimento ao mínimo estipulado para um treinador principal da Ligue 1, mesmo que a sua posição fosse apenas nominal. O Mónaco, por sua vez, abandonou rapidamente a tática, deixando desde então a linha de «treinador principal» em branco nas fichas de jogo.
Contactado sobre o assunto, o clube monegasco desvalorizou a tentativa de usar Perrinelle como testa de ferro, afirmando ter sido uma má interpretação das regras. «Trata-se de uma interpretação errada. O clube fê-lo [inscrever o nome de Perrinelle] porque pensava que devia fazê-lo por razões regulamentares, e sempre teve em mente que teria de pagar uma multa a partir da chegada de Sébastien Pocognoli».
Fontes próximas do processo garantem que a questão das multas foi discutida e tida em conta durante as negociações do contrato do técnico de 38 anos, em outubro, sendo o seu salário ajustado em conformidade com esta despesa prevista. O clube ocupa a 10.ª posição da liga francesa e está a três pontos das competições europeias, sendo que já foi eliminado da Taça de França e no play-off da Champions enfrenta o... PSG.