Xabi Alonso, treinador do Real Madrid
Xabi Alonso, treinador do Real Madrid - Foto: IMAGO

Xabi Alonso: «Tenho muita inveja dos jogadores...»

O treinador do Real Madrid marcou presença na inauguração do ano letivo da Escola Universitária Real Madrid Universidade Europeia, onde partilhou a sua visão sobre o clube e a sua carreira

Xabi Alonso e Emilio Butragueño, diretor de Relações Institucionais do clube e diretor-geral da Escola Universitária Real Madrid Universidad Europea, foram os anfitriões da cerimónia de abertura do ano académico 2025/26, realizada no auditório da Cidade Real Madrid.

Durante a sessão, Xabi Alonso deu as boas-vindas aos novos alunos e conversou com Butragueño sobre a sua ligação ao Real Madrid e a sua transição de jogador para treinador.

Sobre os valores do Real Madrid: «A busca pela excelência, a generosidade e o esforço são inegociáveis no clube. E isto aplica-se a todos os níveis, não apenas dentro de campo. O relvado é o que mais brilha, mas existem muitas outras áreas, como irão aprender, que são essenciais para que tudo funcione. Tudo tem de estar interligado, e isso é um património intangível muito valioso do clube.»

Sobre a decisão de ser treinador, Xabi Alonso confessou: «O que me motivou foi a curiosidade pelo jogo. Agora sou treinador, mas o mais bonito é jogar. Tenho muita inveja dos jogadores, mas é uma inveja saudável.»

«Sempre tive a curiosidade de saber por que as coisas acontecem, talvez pela posição em que jogava. Isso levou-me a querer continuar perto do futebol. Nos meus últimos anos de carreira, pensei: ‘Tenho de começar a dar forma a isto’. Tive de me preparar bem para desfrutar desta nova responsabilidade», acrescentou.

Como jogador, Xabi Alonso teve várias experiências, duas delas fora de Espanha, em Inglaterra quando representou o Liverpool e na Alemanha, onde vestiu a camisola do Bayern Munique.

«Quando estava na idade universitária, com 22 anos, fui fazer a minha ‘universidade’ para Liverpool. No início, ouvia muito, falava pouco e estava muito atento a tudo. Isso ajudou-me a adaptar-me bem», explicou.