Paulo Fonseca elogia Afonso Moreira e explica contratação de ex-Benfica
Na antevisão ao jogo dos oitavos de final da Taça de França frente ao Laval, Paulo Fonseca mostrou-se ambicioso, mas cauteloso. O treinador do Lyon abordou a gestão do plantel, o mercado de inverno e o adversário, sublinhando a necessidade de a equipa se manter focada e competitiva.
Paulo Fonseca mostrou-se satisfeito com o mercado de transferências, sobretudo o avançado ucraniano Roman Yaremchuk, que jogou no Benfica em 2021 e 2022. «Estou muito satisfeito. O clube fez tudo para reforçar a equipa», declarou, detalhando as novas contratações: «Precisávamos de um avançado, chegou o Roman [Yaremchuk], um jogador que conheço e que pode ajudar. O Roman é um verdadeiro avançado, muito bom na área. Não temos um jogador com estas características. Com ele, teremos outras soluções táticas, especialmente contra equipas que defendem baixo.» A chegada do ucraniano, juntamente com Pavel e Endrick, cria uma «concorrência positiva».
A gestão do cansaço é outra das preocupações, obrigando a rotação no onze, deixando a porta a descansar Afonso Moreira, por exemplo. «Temos de gerir, fazer rotação, não podemos jogar todos os jogos com os mesmos jogadores. O Afonso e o Ainsley jogaram muito. Sinto que alguns jogadores estão cansados, por isso tenho de lhes dar descanso», justificou. «O Afonso é especial. A sua energia e a forma como trabalha defensivamente são muito boas. No último jogo, defendeu como um lateral durante 90 minutos», realçou.
Moreira leva 5 golos (dois na Ligue 1, dois na UEFA Europa League e um na Taça) e 8 assistências em 26 jogos.
A eliminação do PSG da prova abriu, na opinião de Fonseca, novas perspetivas para os restantes clubes. «Honestamente, quando vemos que o PSG já não está na competição, na cabeça dos outros clubes e treinadores, pensamos que é possível ganhar. Temos a ambição de ir longe nesta competição, mas queremos avançar passo a passo», afirmou.