O sorriso de Yuji Nishida durante o invulgar pedido de desculpas. IMAGO
O sorriso de Yuji Nishida durante o invulgar pedido de desculpas. IMAGO

Japonês atira-se ao chão para pedir desculpa a árbitra (vídeo)

Yuji Nishida treinava com afinco o serviço antes da partida da Liga de voleibol no Japão quando a bola lhe escapou e acertou em cheio nas costas de alguém. Quando o oposto percebeu quem era não poupou nos esforços para limpar a imagem

Yuji Nishida, jogador do Osaka Bluteon, atingiu acidentalmente uma árbitra com uma bola durante o aquecimento dum jogo da liga japonesa e protagonizou um momento insólito ao deslizar de cabeça pelo campo para se desculpar, um gesto que está a correr o mundo.

O oposto estava a tentar afinar o serviço, quando a bola escapou e Nishida atingiu inadvertidamente a árbitra da partida com uma forte bolada nas costas.

A sua reação imediata tornou-se viral nas redes sociais. Em vez de um simples pedido de desculpas, Nishida deslizou de cabeça por uma longa distância, atravessando o campo até chegar junto da juíza, num gesto que foi descrito pelos internautas como uma «obra de arte» e um ato de «cavalheirismo».

Na cultura japonesa, curvar-se perante alguém para pedir perdão é um sinal de humildade e respeito. O jogador levou esta tradição ao extremo, complementando o deslize com uma reverência formal à árbitra que, segundo a imprensa internacional, não sofreu qualquer lesão.

Além do momento insólito, Yuji Nishida, que é capitão do Osaka e um jogador experiente da seleção japonesa, também brilhou durante o encontro, ajudando a sua equipa a garantir uma vitória por 3-0.