Kristaps Porzingis
Kristaps Porzingis - Foto: IMAGO

Estrela da NBA consta nos ficheiros do caso Epstein

Porzingis figura nos documentos divulgados pelo Departamento de Justiça norte-americano

O nome de Kristaps Porzingis, estrela dos Atlanta Hawks, figura nos documentos do caso Jeffrey Epstein, que foram divulgados pelo Departamento de Justiça dos EUA na semana passada, escreve o BasketNews.

Porzingis é referido no âmbito das alegações de violação que terão sido feitas contra ele em março de 2019, em Nova Iorque.

De acordo com os documentos, Epstein enviou um e-mail a um destinatário não identificado a propósito das acusações contra Porzingis, que o basquetebolista nega.

«Tens um investigador em quem confias?», escreveu Epstein.

É importante notar que os ficheiros divulgados não indicam diretamente Porzingis como destinatário ou remetente do e-mail. Também não mostram que estivesse diretamente envolvido de alguma forma, exceto através das referências às alegações de violação, que, em última análise, não resultaram em acusações.

Noutro e-mail, Epstein enviou uma carta ao advogado americano David Schoen, solicitando informações adicionais sobre as alegações e discutindo a contratação de um investigador.

Epstein terá recebido uma resposta de um remetente não identificado, indicando que se tratava de um caso de extorsão.

Após uma investigação da polícia de Nova Iorque (NYPD) e das autoridades federais, não foram apresentadas acusações contra Porzingis.

Segundo relatos, a alegada vítima alegou que Porzingis concordou em pagar-lhe 68 mil dólares (58 mil euros) para a propina universitária do seu irmão mais novo «como um presente de apaziguamento, apesar de não o ter pedido». A denunciante terá apresentado aos Knicks um acordo que alegadamente foi assinado por ambas as partes.

Segundo disseram à ESPN os advogados de Porzingis, o acordo de 58 mil euros é falso e quando instaram a alegada vítima a mostrar o documento original não houve desenvolvimentos.