O piloto da Yamaha, Fabio Quartararo, vai falhar testes devido a lesão. IMAGO
O piloto da Yamaha, Fabio Quartararo, vai falhar testes devido a lesão. IMAGO

Fabio Quartararo suspende participação nos testes de MotoGP na Malásia

O piloto francês da Yamaha não escapou ileso de uma queda aparatosa, que só lhe permitiu dar 8 voltas em Sepang, quando faltam 23 dias para o arranque do Mundial, que está marcado para dia 27 de fevereiro na Tailândia

O campeão mundial de MotoGP de 2021, Fabio Quartararo, não participará no segundo e terceiro dias do teste oficial de pré-temporada na Malásia, após uma queda.

O piloto da Yamaha foi o autor da única queda mais séria durante o primeiro dia de testes em Sepang. Perdeu o controlo da sua moto na quinta curva durante a sessão da manhã, tendo de ser assistido no centro médico do circuito malaio.

Posteriormente, Quartararo regressou à pista durante a tarde para terminar o dia na nona posição. Contudo, mais tarde, foi confirmado que o francês tinha um dedo partido na mão direita e, por essa razão, ele e a sua equipa decidiram que não participaria nos restantes dois dias de preparação perto de Kuala Lumpur.

«A minha mão está ligeiramente dorida, mas o meu dedo está partido. Por isso, decidimos não participar nos próximos dois dias de testes. Penso que é para o bem. Claro, se fosse um fim de semana de corrida, eu continuaria por mais dois dias. Estou um pouco triste porque quero pilotar, mas assim é melhor para a primeira corrida. A mão não é um grande problema, mas para o meu dedo será melhor descansar», afirmou Quartararo ao site oficial do MotoGP, explicando depois a sua queda. «Perdi o controlo da moto quando estava bastante direita, não sei bem o que aconteceu. Mas a queda foi a alta velocidade e entrei bastante na gravilha. Infelizmente, não tive sorte hoje, mas podia ter sido muito pior», explicou o piloto francês.

Devido à liberdade de desenvolvimento de que a Yamaha dispõe, Quartararo já realizou dois dias completos de testes em Sepang durante o shakedown na semana passada. Ele regressará à pista nos dois últimos dias de preparação antes do início da temporada de 2026, que se realizarão a 21 e 22 de fevereiro em Buriram, onde uma semana depois será inaugurada a nova campanha com o Grande Prémio da Tailândia.