Jorge Martín, piloto da Aprilia
Jorge Martín, piloto da Aprilia - Foto: IMAGO

Jorge Martín: «Não conseguia sequer levantar uma garrafa de água»

A recuperar de operações cirúrgicas, o antigo campeão mundial de MotoGP não participará nos testes de Sepang

O antigo campeão mundial de MotoGP, Jorge Martín, não participará nos testes de Sepang, após ter sido submetido a duas intervenções cirúrgicas pouco antes do Natal, das quais ainda não recuperou totalmente.

«Estou bem, muito melhor do que em Valência», explicou o piloto da Aprilia, que, apesar de não poder ir para a pista, está na Malásia para apoiar a sua equipa. «Depois da corrida em Valência, comecei a sentir uma dor muito mais forte no pulso e na clavícula. Fui a uma consulta e ficou claro que precisava de uma nova cirurgia. Foi a melhor decisão para o meu futuro», considerou.

As lesões são resultado de uma queda em fevereiro do ano passado e da corrida sprint no Japão, no final de setembro. O regresso de Martín em Valência, em meados de novembro, parecia definitivo: «Naquele momento, pensei que tinha recuperado, mas duas semanas depois de Valência não conseguia sequer levantar uma garrafa de água.»

«O objetivo é participar no teste na Tailândia. Na segunda-feira, tenho uma consulta de controlo em Madrid e, se tudo estiver bem, começarei a andar um pouco mais de moto», acrescentou, referindo-se ao segundo e último teste de pré-temporada, a 21 e 22 de fevereiro. «Desta vez, a recuperação foi muito mais normal. Tiraram um osso da minha pélvis para a clavícula e tudo parece estar a correr bem. Estou feliz por ter o meu corpo de volta e poder estar a 100%. No ano passado, não consegui estar a esse nível em momento algum», lembrou.

Quanto às perguntas sobre o seu contrato com a Yamaha, para se tornar piloto de fábrica da equipa para as temporadas de 2027 e 2028, esquivou-se: «Não é o momento de falar sobre o meu futuro. Quero focar-me neste ano e na Aprilia, e tenho uma equipa a trabalhar nesse assunto.»