Diogo Sousa estreou-se a marcar pelo 'seu' Vitória, onde joga desde 2014 - Foto: Hugo Delgado/LUSA
Diogo Sousa estreou-se a marcar pelo 'seu' Vitória, onde joga desde 2014 - Foto: Hugo Delgado/LUSA

Vitória de Guimarães: que sonho de 'menino'

O vitoriano Diogo Sousa estreou-se a marcar pela equipa principal do clube onde joga desde os 8 anos, para dar o triunfo aos conquistadores contra o Estrela da Amadora

É mesmo caso para dizer que sonho de menino — tanto na perspetiva de Diogo Sousa, como na da estrutura que o formou durante mais de dez anos.

No castelo desde 2014, o craque nascido em 2006 estreou-se esta temporada na equipa principal. Numa semana estava a defrontar o SC Braga B (0-0, a 13 de setembro), na Liga 3, e na seguinte (dia 20) entrou na reta final daquele dérbi minhoto, mas dos crescidos: Vitória de Guimarães-SC Braga, que terminou 1-1.

Diogo Sousa ganhou espaço no plantel principal e, desde então, não mais desceu à equipa B. O médio defensivo conquistou a primeira titularidade, no dia 19 de outubro, na partida contra o União de Lamas (1-0), para a Taça de Portugal. O menino esteve em destaque e mereceu continuidade no onze nos desafios seguintes diante Famalicão (0-2) e Benfica (0-3), para o campeonato.

Tendo sido aposta mais frequente a sair do banco, entre novembro e dezembro, o centrocampista voltou a jogar de início em ambos os jogos da gloriosa final four da Allianz Cup: Sporting (2-1) e SC Braga (2-1). Aí, conquistou o primeiro título enquanto sénior, então com 19 anos, e logo pelo seu Vitória.

Numa intermediária frequentemente composta por Beni, Gonçalo Nogueira e Samu, Diogo Sousa aproveitou da melhor maneira a ausência do seu colega de cantera, Gonçalo Nogueira, que está a contas com uma infeção vírica, desde o final de janeiro. O número 23 dos minhotos foi titular contra o Moreirense (1-0), Arouca (2-3) e Estrela da Amadora (2-1).

Dos encontros supramencionados, há que destacar o último, contra os tricolores, para o qual o esquerdino apareceu, inclusivamente, com capa de herói - é que, além da excelente exibição, foi o menino, entretanto com 20 anos (celebrados no dia 20 de janeiro), a fazer o golo da reviravolta vimaranense, ao minuto 64. Foi a estreia a marcar em idade sénior, ao 54.º jogo (18 pela equipa A e 36 pelos bês).

Tal como Miguel Maga, João Mendes, Gonçalo Nogueira e Noah Saviolo, Diogo Sousa é mais um produto da formação vimaranense que Luís Pinto está a conseguir fazer render, na presente temporada.