Diogo Sousa apontou o segundo golo do V. Guimarães que garantiu o triunfo (2-1), frente ao E. Amadora. Foto: Hugo Delgado/LUSA)
Diogo Sousa apontou o segundo golo do V. Guimarães que garantiu o triunfo (2-1), frente ao E. Amadora. Foto: Hugo Delgado/LUSA)

Estreias a marcar garantem triunfo com direito a cambalhota (crónica)

Thiago Balieiro e Diogo Sousa foram os protagonistas numa segunda parte de enorme qualidade dos conquistadores; Paulo Moreira colocou os tricolores em vantagem muito cedo no encontro, mas foram incapazes de travar o ímpeto dos homens da casa

Balieiro e Diogo Sousa estrearam-se a marcar e garantiram o triunfo, com reviravolta, do V. Guimarães (2-1) na receção ao Estrela da Amadora.

Com um início de ritmo elevado, Camara, que assumiu a posição de ponta de lança, veio dar apoio à saída do setor defensivo e falhou o passe, os tricolores partiram de imediato para a baliza, sendo que Abraham Marcus não conseguiu levar a melhor no cara a cara com Charles (4’).

Depois da ameaça chegou a confirmação. O Estrela aproveitou a inferioridade numérica dos conquistadores (Abascal recebia assistência fora de campo e foi substituído pouco depois) e Paulo Moreira lançado em profundidade - passe sensacional de Marcus - fuzilou para fazer o primeiro golo na partida (10’).

Aos 20 minutos, Renan Ribeiro tem um erro monumental, colocando a bola nos pés de Gustavo Silva, porém o remate do avançado saiu muito mal. Ao minuto 29, os conquistadores bateram um pontapé de canto rapidamente e introduziram a bola na baliza contrária, mas o árbitro Carlos Macedo não tinha dado ordem para reiniciar o jogo.

Já no minuto seis da compensação, Saviolo partiu para uma jogada individual obrigando Renan a aplicar-se e, na sequência, os tricolores quase aumentaram a vantagem, com Paulo Moreira a rematar ao poste da baliza de Charles.

Logo a abrir o segundo tempo, Renan acertou em Nélson Oliveira, mas Samu não aproveitou. O guardião brasileiro redimiu-se logo a seguir (53’) com uma enorme defesa, após o cabeceamento de Thiago Balieiro na sequência de um pontapé de canto.

O golo do empate (64’) surgiu quando os tricolores estavam com menos um (Lekovic lesionado), num claro momento em que cá se fazem, cá se pagam. Thiago Balieiro que instantes antes obrigou Renan a fazer uma das defesas da época, foi o mais esclarecido na área e com um toque subtil faturou pela primeira vez com a camisola conquistadora.

A reviravolta sucedeu ao minuto 68 por Diogo Sousa. Saviolo trabalhou muito bem pela esquerda, respeitou a subida de João Mendes que cruzou para o desvio subtil do médio que também se estreou a marcar.

O Vitória de Guimarães chega aos 31 pontos e redime-se, de forma épica, do insucesso na jornada anterior, enquanto o E. Amadora não conseguiu somar o segundo triunfo consecutivo pela primeira vez na temporada, seguindo na luta para fugir aos últimos lugares da classificação.

Melhor em campo: Thiago Balieiro (nota 7)
O central brasileiro realizou uma exibição competente a defender, tendo apenas um lapso em que colocou a bola nos pés de Jovane, mas foi no ataque que se destacou. Com dois cabeceamentos perigosos e de uma precisão espetacular, obrigou Renan a fazer duas enormes defesas e aos 64’ deu início à reviravolta no marcador, com um toque subtil de pé direito, mostrando boa leitura de jogo.

As notas dos jogadores do V. Guimarães: Charles (5), Tony Strata (5), Thiago Balieiro (7), Rodrigo Abascal (5), João Mendes (6), Beni Mukendi (6), Diogo Sousa (7), Gustavo Silva (5), Samu (6), Noah Saviolo (6), Oumar Camara (5), Miguel Nóbrega (5), Nélson Oliveira (5), Telmo Arcanjo (5), Miguel Maga (5) e Orest Lebedenko (-).

A figura: Paulo Monteiro (nota 6)
Uma primeira parte de luxo do médio, de 25 anos, na qual apontou um golo com um remate potente a fuzilar completamente o guardião adversário e mesmo antes do apito para o descanso enviou uma bola poste, igualmente, com uma finalização em força. O jogador português revelou qualidade e chegou aos três tentos na Liga, sendo que também conta com uma assistência.

As notas dos jogadores do E. Amadora: Renan Ribeiro (5), Jefferson Encada (5), Bernardo Schappo (5), Laun Patrick (5), Otávio (5), Stefan Lekovic (6), Eddy Doué (5), Paulo Moreira (6), Abraham Marcus (6), Rodrigo Pinho (5), Jovane Cabral (5), Leandro Antonetti (5), Robinho (5), Max Scholze (5), Billal Brahimi (5) e Ianis Stoica (-).

João Nuno

Entrámos muito bem no jogo, com uma oportunidade clara e depois fizemos mesmo o golo. Estivemos bem, apesar de termos perdido algumas bolas na fase de construção. Na segunda parte, o Vitória empurrou-nos para a nossa defesa. O momento acaba por ser a bola no poste, pois podíamos ter saído para o intervalo com uma vantagem maior.

Luís Pinto

Se não tivermos atitude, tudo o resto é acessório. Na primeira parte estivemos apáticos e  com alguma incapacidade, sofrendo um pouco devido ao que se passou no último jogo. Ao intervalo referi que tínhamos de ter intensidade, ganhar as segundas bolas, nos tais aspetos inegociáveis e foi claramente pela mudança de atitude que melhorámos.