Francesco Farioli, treinador dos dragões - Foto: FC Porto
Francesco Farioli, treinador dos dragões - Foto: FC Porto

Farioli: «É impossível replicar a primeira volta»

Treinador do FC Porto analisou o encontro com o Nacional

Francesco Farioli, em declarações na flash-interview da SportTV, mostrou-se satisfeito com a vitória, dedicando-o ao antigo presidente Pinto da Costa.

Análise ao jogo

«acho que na primeira parte também tivemos alguns momentos muito bons. Acho que os primeiros minutos foram complicados contra uma equipa que sabíamos quão bons são, e especialmente em casa como é difícil vir aqui jogar e conseguir um resultado. Acho que estivemos bem, merecemos a vitória e acho que, especialmente num dia tão especial para o clube e, sabes, ter a oportunidade de dedicar esta vitória ao antigo presidente, acho que é uma forma também de honrar o legado. Por isso, acho que é uma boa combinação de coisas»

Várias mexidas no onze

«Na realidade, acho que a melhor prova, sabes, da competência que temos dos jogadores que estão a entrar no onze inicial tem sido do Zaidu. Há muito, muito tempo... acho que o último jogo em que ele foi titular foi em Utrecht, não sei, finais de outubro, algo assim. E hoje jogar 90 minutos com o máximo foco e dedicação, é algo que... estamos onde estamos e por causa da força do plantel, no sentido de que todos estão prontos para jogar, todos estão prontos para ajudar. Esta semana, como disseste, tem sido uma semana muito complicada, por causa claro das lesões do Samu, do Kiwior e do Martim, e especialmente claro a do Samu, que é uma grande perda. É algo que nos afetou muito, porque sabemos, sabes, a dor que partilhámos nestes dias com o que aconteceu com o Samu. Por isso foi importante, de alguma forma, reconstruir o grupo numa situação onde, claro, tínhamos que reconstruir com a pressão de conseguir novamente um resultado importante. Mas acho que a resposta foi muito boa e agora temos mais uma semana para preparar o nosso próximo jogo e continuar a seguir em frente»

Substituições antes do golo

«A jogada e a assistência é do Gabri. Ele entregou uma bola fantástica. Sabemos as qualidades dele em lances de bola parada, é definitivamente um fator. A qualidade dele a bater a bola é uma ferramenta importante que já usámos várias vezes e deu-nos boas vantagens. E acho que foi, sim, uma bola de topo e um cabeceamento muito bom do Jan. Por isso estou muito feliz, e muito feliz também por ter a oportunidade de dedicar esta vitória também ao Samu. Viram a t-shirt... por isso, foi ótimo»

Reação a dois jogos sem ganhar

«Temos ainda muitos jogos para jogar. Acho que, até agora, mantivemos um ritmo fantástico. Sabes, o facto de termos apenas, digamos, dois resultados que não foram vitórias, é impossível replicar a primeira volta, diz muito sobre o que fizemos na primeira volta. Por isso, agora depende de nós, claro, manter o melhor ritmo possível. Acho que a equipa está a provar, também hoje, que é capaz de jogar com uma certa intensidade. Claro, com, como sempre, muitas coisas para trabalhar e para desenvolver. Mas acho que os que começaram e também os que entraram ajudaram-nos muito a manter uma exibição deste nível contra uma equipa que, como dizemos em Itália, 'vende cara a pele'. Viram como o Nacional compete. Por isso, os meus parabéns para eles, para o treinador deles. E para nós, mais uma vez, estamos muito felizes pelo resultado e agora alguns dias para refrescar e depois vamos entrar num período com vários jogos. Por isso, importante recuperar toda a gente e seguir em frente»

Galeria de imagens 25 Fotos