Vitória de Guimarães: em semana de Taça, quem dará o ar da sua graça?
Entrando em semana de Taça, há sempre quem esteja à espreita para dar o ar da sua graça.
No jogo da 3.ª eliminatória, na vitória por 1-0 contra o União de Lamas, Luís Pinto não mexeu muito. Na titularidade, frente à formação do Campeonato de Portugal, estrearam-se apenas Lebedenko e Diogo Sousa. Tanto um como o outro voltaram, em jogos seguintes, a ser opção no 11 para o treinador vitoriano.
Na baliza, em detrimento do habitual Juan Castillo, Charles foi o escolhido - cenário que deverá repetir-se no jogo do próximo fim de semana frente ao Mortágua. O guardião brasileiro até foi o titular da equipa nas quatro primeiras jornadas do campeonato, mas perdeu o lugar para o companheiro colombiano.
Na defesa, Tony Strata entrou na segunda parte, em Santa Maria de Lamas, onde jogou pela primeira vez de D. Afonso Henriques ao peito. Agora, teria uma boa oportunidade para se estrear a titular… mas o cenário não é o mais favorável para o lateral direito romeno: além de estar fora, ao serviço da seleção sub-21 da Roménia, tem à sua frente o indiscutível Miguel Maga, que é o único jogador do plantel que foi titular em todos os jogos da equipa.
Quem na defesa também procura a primeira oportunidade da época é Thiago Balieiro. O defesa central, proveniente do Leixões, ainda só atuou pela equipa B.
Miguel Nóbrega foi titular nos três primeiros jogos da época e, desde então, nunca mais. Pode ter agora uma boa oportunidade para voltar a mostrar-se a sério.
No meio campo, Ricardo Rocha, da equipa B, que entrou frente ao União de Lamas, também poderá voltar a ter aqui uma chance, face às ausências em peso de elementos do meio campo, que, durante estes dias, estarão fora ao serviço das suas seleções: Beni Mukendi (Angola), Mitrovic (Sérvia, sub-21) e Miguel Nogueira (Portugal, sub-20).
Maiores dúvidas surgem na frente
Numa fase em que Oumar Camara parece estar a ganhar protagonismo, Noah Saviolo e Vando Félix - que ocupam os mesmos espaços do francês de 18 anos e que até há pouco tempo se assumiriam como as primeiras alternativas a Fabio Blanco, à esquerda do ponta de lança - parecem ter passado para segundo plano.
O jogo da Taça poderá ser uma boa oportunidade para estes extremos levantarem a moral e mostrarem que continuam a contar. Além destes do belga e do guineense, há ainda, para a mesma posição, Guilherme Paula a mirar os primeiros minutos na equipa principal. O ex-Covilhã de 21 anos leva dois golos em dez jogos pela B e estará ansioso por mostrar-se em ação a Luís Pinto.
O Vitória de Guimarães recebe o Mortágua, na 4.ª eliminatória da Taça, no próximo sábado, quando forem 15h.