V. Guimarães: Gonçalo Nogueira com espaço para brilhar
De Guimarães e do Vitória: é com estes meninos que os conquistadores se orgulham de poder contar. Nos quadros dos vimaranenses desde 2013, Gonçalo Nogueira é dos jogadores do plantel de Luís Pinto que mais anos tem de D. Afonso Henriques ao peito.
O médio estreou-se pela equipa principal aos 18 anos, no dia 19 de novembro de 2022, em jogo da Taça da Liga, frente ao Vilafranquense (0-0). Nessa época, 2022/23, fez mais três jogos na A, mas andou principalmente pela B, a ganhar calo.
No temporada seguinte, o craque nascido a quatro dias de 2004 voltou a ser chamado mais duas vezes à equipa principal - e até se estreou a marcar, na segunda eliminatória de qualificação da UEFA Conference League, frente ao Celje da Eslovénia.
No ano passado, o box to box não conseguiu arranjar espaço no elenco que Rui Borges escolheu para começar a época e foi emprestado ao Paços de Ferreira, tendo disputado 31 jogos.
O jovem vimaranense, que já representou as seleções jovens sub-20 e sub-21 de Portugal, voltou esta época ao clube da sua cidade para jogar (e ganhar). Apesar de já ter feito alguns minutos na equipa B, Gonçalo Nogueira parece estar seguro no plantel de Luís Pinto.
No último fim de semana, Gonçalo Nogueira voltou às opções do mister, depois de quase dois meses fora por lesão. O craque já não jogava desde o dia 14 de setembro. O médio rendeu capitão Samu perto do minuto 80.
Nas três aparições (duas das quais a titular) do menino Gonçalo Nogueira, este ano, na equipa principal, há uma coisa que salta à vista: o Vitória de Guimarães nunca perdeu - Arouca (1-1), Estrela da Amadora (2-0) e Tondela (1-0).
Com esta paragem até ao jogo da Taça de Portugal frente ao Mortágua, o jogador da formação dos minhotos tem agora uma boa oportunidade para voltar a recuperar o ritmo e o protagonismo que tinha antes da lesão. Sobretudo, se tivermos em conta que os seus companheiros do miolo, Beni Mukendi (Angola), Mitrovic (Sérvia, sub-21) e Miguel Nogueira (Portugal, sub-20), estão fora a representar as respetivas seleções.
Artigos Relacionados: