Vitória de Guimarães: Beni e Castillo de volta e a garantir segurança
Os muito prováveis regressos de Juan Castillo à baliza e de Beni Mukendi ao meio-campo são duas boas notícias para o técnico Luís Pinto e para o Vitória de Guimarães à vista do difícil duelo de amanhã (15h30) na casa do Famalicão, emblema que, à entrada para a 9.ª jornada da Liga Portugal Betclic, ocupa o sexto lugar, dois pontos acima dos conquistadores.
Os dois reforços neste regresso ao campeonato mais de 20 dias depois estiveram ausentes do jogo da Taça de Portugal com o União de Lamas (1-0 para o Vitória), embora por diferentes motivos — o jovem guarda-redes colombiano foi suplente de Charles; o internacional angolano voltara lesionado (choque de cabeças) do encontro dos Palancas Negras com os Camarões.
Beni e Castillo começaram a época como suplentes, condição em que se mantivarem até à terceira e quarta jornadas, respetivamente. Um período em que o Vitória somou duas derrotas, um empate e somente um triunfo, marcando quatro golos e, pior, sofrendo oito!
A entrada dos dois no onze trouxe, factualmente, outra consistência, como revelam os números alcançados desde então: duas vitórias, um empate e uma derrota, com cinco golos marcados e, agora, apenas quatro sofridos.
Se quanto a estas duas unidades as dúvidas serão poucas no que respeita à sua inclusão no onze diante do Famalicão, já no ataque há incerteza relativamente ao homem-golo em quem Luís Pinto apostará.
O experiente Nélson Oliveira foi titular em sete dos oito desafios na Liga, ao passo que Alyoune Ndoye foi suplente utilizado em todos. Certo é que ambos têm dois golos esta época e o jovem senegalês vem de marcar o golo da vitória no último jogo (2-1, com o Santa Clara). Terá chegado a vez dele?