Vieira: «O legado de Rui Costa foi o bicampeonato do Sporting»
Luís Filipe Vieira voltou a criticar a gestão de Rui Costa, num almoço com adeptos do Benfica em Paredes. O antigo presidente dos encarnados reagiu à explicação do sucessor sobre o aumento do passivo dos encarnados nos últimos quatro anos: «Teve o maior nível de receitas nestes quatro anos e mesmo assim conseguiu aumentar a dívida em 100 milhões de euros.»
Vieira destaca o «recorde de incompetência» de Rui Costa, que responsabiliza pelo aumento do passivo, considerando que o sucessor «não sabe gerir nem liderar o Benfica». O antigo presidente dos encarnados acusou ainda o rival nas eleições de 25 de outubro de «despejar dinheiro para cima dos problemas».
O passivo da discórdia
Rui Costa justificou o aumento do passivo, entre outros motivos, com a ausência de receita durante o período da covid-19, durante um jantar na noite de sexta-feira, em Albufeira: «O Benfica tomou medidas para que, ao contrário de outros, que não se retirasse um euro a nenhum funcionário do clube. Porque tinha condições para fazer isso. Eu não era presidente e aplaudi essa decisão.»
Luís Filipe Vieira desmentiu o sucessor e congratulou-se pela gestão financeira das águias durante a pandemia: «O impacto da Covid ocorreu em 2019/20 e 2020/21. Só uma gestão de alto nível conseguia fazer o que na altura foi feito. Rui Costa não tem caráter, mente descaradamente aos sócios para promover a sua imagem pessoal.»
«É por todo este desequilíbrio financeiro e desportivo que me proponho voltar ao Benfica, com uma nova direção, multidisciplinar, competente e capaz de voltar a criar no clube a estrutura profissional, tal como já tivemos antes», frisou o antigo presidente dos encarnados.
O Benfica precisa de voltar a ganhar em Portugal
Luís Filipe Vieira voltou a lamentar a gestão desportiva dos encarnados e defendeu que «o legado de Rui Costa foi o bicampeonato do Sporting». O antigo presidente entre 2003 e 2021 frisou ainda que o clube da Luz tem de voltar a festejar dentro de portas, antes de apontar a voos europeus: «O Benfica precisa de voltar a ganhar em Portugal, não vale a pena sonhar com a Europa sem sermos hegemónicos cá».
Luís Filipe Vieira terminou um fim de semana de campanha no Norte do país com um almoço em Paredes, onde foi recebido com pompa e circunstância.