Luca Moraes, de apenas 14 anos, já jogou em duas... seleções: Itália e agora será o Brasil - Foto: LUCA MORAES/INSTAGRAM
Luca Moraes, de apenas 14 anos, já jogou em duas... seleções: Itália e agora será o Brasil - Foto: LUCA MORAES/INSTAGRAM

Luca Moraes, goleador do Benfica, convocado pelo Brasil

Avançado de 14 anos é o primeiro brasileiro chamado sem ter passado pela formação no país. Soma 42 golos em 39 jogos na época. Canhoto, letal na área, o filho de Artur Moraes, antigo guarda-redes das águias, vive época impressionante e reforça estatuto internacional

O nome Moraes volta a ecoar no universo das seleções brasileiras e, desta vez, ganha novo protagonista. Luca Muzzi Moraes, avançado de apenas 14 anos do Benfica e filho de Artur Moraes, antigo guarda-redes das águias, foi convocado para representar a seleção brasileira de sub-15, uma convocatória... histórica.

A chamada tem um dado particularmente simbólico: Luca vai tornar-se no primeiro jogador brasileiro a ser convocado para uma seleção nacional jovem do Brasil sem ter atuado na formação no futebol do país. O percurso tem sido feito em Portugal, no Seixal, onde o jovem avançado se afirma como uma das referências da sua geração.

Lucas Moraes soma 16 golos em 16 jogos pela equipa encarnada - Foto: INSTAGRAM/LUCAS MORAES

Os números da temporada 2025/26 ajudam a explicar o entusiasmo em torno do avançado. Entre competições oficiais, encontros particulares e torneios internacionais ao serviço do Benfica, Luca soma golos e regularidade impressionante.

Canhoto, forte na ocupação da área e extremamente eficaz nos momentos de decisão, o jovem tem revelado maturidade competitiva acima da média. O impacto não se esgota de águia ao peito. Em contexto internacional, Luca também deu nas vistas ao serviço da... seleção italiana sub-15, com a qual foi o melhor marcador do Torneio de Natal da FIGC, realizado em Novarello, reforçando a projeção além-fronteiras. Aos 14 anos, vai agora representar a sua segunda seleção. Natural de Lisboa (nasceu meses depois de Artur ingressar no Benfica, proveniente do SC Braga), também pode ser convocado por Portugal.

A convocatória agora anunciada pela Confederação Brasileira de Futebol surge, assim, como consequência natural do rendimento apresentado no clube da Luz. Para Luca Moraes, o Brasil abre portas; para o Benfica, confirma-se a dimensão de um talento que cresce a um ritmo que faz criar enormes expetativas.