Vagiannidis, grego de 23 anos, e Quenda, português de 18 do Sporting (IMAGO)

Sporting: Vagiannidis aperta Fresneda e Quenda pressiona Catamo

Leão pode surgir de cara lavada em Famalicão: lateral-direito grego ameaça espanhol e extremo português deve tirar a titularidade ao moçambicano

E à 5.ª jornada do campeonato pode acontecer a primeira grande mudança num Sporting que se prepara para surgir de cara lavada na deslocação a Famalicão. Na verdade, podem ser duas as mudanças no onze de Rui Borges, com as entradas de Georgios Vagiannidis para lateral-direito e de Geovany Quenda no mesmo lado mas em terreno mais adiantados. Iván Fresneda e Geny Catamo podem então ceder os lugares no onze ao grego e ao português.

Leão com novo rosto pode estar reservado pata sábado, às 20h30, em Famalicão. Já com as fortes possibilidades de o treinador contar com Maxi Araújo e Morita, as novidades no onze estarão reservadas para outras posições, pois tanto o lateral-esquerdo como médio poderão ir a jogo mas não terão ainda condição física para jogar mais de 30 minutos e portanto preparam-se para começar no banco de suplentes.

É na lateral-direita, até aqui entregue a Iván Fresneda, que a mudança se pode operar já. O espanhol de 20 anos foi até aqui o titular nos cinco jogos oficiais esta época já realizados pelo Sporting. 90 minutos jogados nos dois primeiros — Benfica (0-1) na Supertaça e Casa Pia (2-0) —, nos restantes três — Arouca (6-0), Nacional (4-1) e FC Porto (1-2) — foi substituído por Vagiannidis, precisamente o internacional grego que agora aperta com ele e que conta com uma assistência nos 156 minutos já jogados de leão ao peito.

O helénico, de 23 anos, que tem estado ao serviço da seleção, volta hoje a Portugal e por isso com ritmo e tempo para assumir a titularidade que lhe está reservada desde que no início de agosto assinou contrato de cinco anos com os leões — custou 12 milhões de euros que os verdes e brancos pagaram ao Panathinaikos. Está a chegar a vez do grego.

À direita mas à frente

Também do lado direito mas mais à frente no terreno de jogo tem jogado Geny Catamo, internacional moçambicano de 24 anos. Titular nos cinco jogos já referidos acabou por sair sempre no decurso das segundas partes mas no sábado, cada vez mais pressionado por Geovany Quenda, pode sentar-se no banco de suplentes para dar lugar no onze ao português de 18 anos, que está ao serviço da Seleção Nacional de sub-21.

Quenda esta época foi opção de Rui Borges nas segundas partes, jogou 17’ com o Benfica; 32’ com o Casa Pia; 33’ com o Arouca, jogo em que fez duas assistências; 26’ com o Nacional; 27’ no clássico com o FC Porto. Agora reclama mais minutos e tudo indica que vai tê-los.

No jogo dos sub-21 com o Azerbaijão, na 2.ª jornada do Grupo B da fase de qualificação para o Europeu da categoria, o extremo leonino marcou um golo na goleada de 5-0, saiu aos 78’ com queixas na perna esquerda mas a situação clínica do jogador do Sporting não chegou a gerar preocupação, pois tratou-se apenas de algumas dores musculares, também fruto do início de época e antes do primeiro jogo a titular do jovem leão esta época. Agora, Quenda prepara-se para se estrear esta temporada a titular mas no clube.

De resto, além destas duas, o treinador Rui Borges não deve promover mais alterações no onze, com Rui Silva na baliza; Debast e Inácio como centrais numa defesa com Ricardo Mangas na esquerda e o já referido Vagiannidis na direita; Hjulmand e Kochorashvili jogam no Miolo; Quenda deverá então aparecer na direita do ataque, com Trincão e Pedro Gonçalves a completarem o leque de jogadores atrás do ponta de lança Luis Suárez.

Fotis Ioannidis pronto para a estreia pelo leão

Ao sexto jogo do Sporting esta temporada pode haver uma estreia absoluta de leão ao peito. Fotis Ioannidis, avançado de 25 anos contratado ao Panathinaikos por 22 milhões de euros mais 3 milhões em bónus, prepara-se para ir a jogo, embora Rui Borges o deva lançar a partir do banco de suplentes, uma vez que a titularidade estará entregue ao colombiano Luis Suárez.

Ioannidis, que volta hoje à Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, depois de ter estado ao serviço da seleção da Grécia, já tem no entanto cinco jogos esta época, precisamente os mesmos que os verdes e brancos. Pelo Panathinaikos, o ponta de lança alinhou em dois jogos da qualificação para a fase de liga da UEFA Champions League e em três da fase preliminar da Liga Europa, num total de 304 minutos pelo emblema do trevo. Agora segue-se o Sporting, com  quem  assinou contrato válido até 2030.