Médio do Sporting entrou no curso de Reabilitação Psicomotora da Faculdade de Motricidade Humana com 15.7 valores

Sporting: João Simões é caloiro com média de 15 valores

«Para mim, sem dúvida que tem valido a pena, não podia ter pedido mais, Equipa A do Sporting, casa, carro, família, faculdade…», médio leonino vive dias felizes, entrou na faculdade e quer assegurar o futuro também fora de campo

Médio do plantel principal do Sporting, residente na Academia Cristiano Ronaldo em Alcochete durante cinco anos, de 2020 a 2025, e caloiro no curso de Reabilitação Psicomotora da Faculdade de Motricidade Humana, na Cruz Quebrada. João Simões, 18 anos, um exemplo a seguir no desporto e na carreira académica, com entrada na universidade com média de 15.07 valores.

A Sporting TV acompanhou a primeira ida do camisola 52 à faculdade, já a conduzir, pois a carta de condução também já foi tirada.

«Nunca se esqueçam da escola, porque a escola dá-nos outras ferramentas que são importantes para o futebol e para o sucesso no futebol. Nunca se esqueçam do importante que é. É bom ter o desporto e conseguir viver disso, mas infelizmente nem toda a gente chega lá. Sabemos a dificuldade que é ser jogador de futebol, é uma percentagem muito pequena, e é sempre preciso termos um plano para depois ou caso algo aconteça durante a carreira, que infelizmente é curta», foram estes os conselhos do médio para os mais novos da Academia, enquanto conduzia a caminho da faculdade.

João Simões na Faculdade de Motricidade Humana - Foto: SPORTING CP

«Nervoso? Muito pior do que dia do jogo, no campo é a minha praia», confessou o médio leonino, descrevendo depois o que passa a ser o dia a dia, agora que além de futebolista também é universitário: «É Academia, faculdade e casa. Quando estivermos em estágio vou tentar acompanhar à distância e estudar. Mas vai ser bom, um desafio. Não vai ser fácil, tenho de focar-me no futebol mas ter algo no futuro é importante.»

Os estudos sempre foram importantes para João Simões, mesmo quando saiu de Portimão para entra na Academia leonina. E a família sempre lhe fez ver a importância dos estudos: «A minha mãe mais, ela assim que vim para o Sporting disse-me logo que à primeira negativa que tivesse voltava apara casa...»

João Simões sempre foi bom aluno, mas naturalmente a exigência da equipa A limitou-o nos estudos e em vez de 17 valores passou a «tirar mais 14 e 15».

Está então João Simões a dar mais um passo para o futuro, que espera ainda melhor num presente em que não podia pedir mais: «Dar tudo em campo para chegar à equipa A e esforçar-me na escola… Mas ter um plano B dá sempre um descanso. Só a experiência de estar no Sporting, sentir o que é estar no Sporting vale a pena. Para mim, sem dúvida que tem valido a pena, não podia ter pedido mais, Sporting A, casa, carro, família, faculdade… Obrigado sportinguista pelo apoio que nos deram e sempre nos dão. Seguimos!