Pedro Gonçalves vai subir ao topo da hierarquia salarial do plantel leonino - Foto: IMAGO

Sporting sem traumas no ataque no pós-Gyokeres

Leões têm o segundo melhor registo de golos marcados no século XXI

Muitos anteviam um trauma no ataque do Sporting por força da saída rumo ao Arsenal do supergoleador Viktor Gyokeres e analisando este dado estatístico chega-se à conclusão de que não é exatamente assim. De facto, na época passada, com o sueco em campo, o Sporting registava à 6.ª jornada 22 golos marcados, mais quatro do que atualmente (18), mas os números do momento estão muito longe de serem despiciendos. Na primeira temporada do ex-camisola 9 com a listada verde e branca, no mesmo registo temporal no Campeonato Nacional, a equipa então liderada por Ruben Amorim levava apenas e só 12 golos apontados, uma marca bem abaixo das duas últimas.

Atualmente, o melhor marcador dos leões na principal prova do futebol nacional é Pedro Gonçalves, o popular Pote, com cinco golos, mais um do que Luis Suárez. Em 2024/25 no trono dos melhores marcadores leoninos estava Gyokeres, com dez, enquanto na temporada anterior esse posto era ocupado por Paulinho, hoje no Toluca, com cinco remates certeiros.

Com efeito, este é o segundo melhor registo do século XXI. E para se encontrar uma temporada com tantos ou mais golos como atualmente terá de recuar-se ainda mais, 35 anos, até à temporada 1990/1991, numa equipa liderada por Marinho Peres e num ataque no qual pontificavam o bibota de ouro Fernando Gomes e Jorge Cadete.

Fernando Gomes liderava o ataque do Sporting em 1990/91

Antes disso, a máquina do tempo terá de andar para trás até ao Sporting de 1973/1974, com Marinho, Dinis e, sobretudo, Héctor Yazalde — terminou com 46 golos e foi o Bota de Ouro da Europa — a levarem o pânico até às defensivas contrárias e a marcar 20 golos nas primeiras seis jornadas numa época em que o leão se sagraria campeão nacional, tal como em 1965/1966 (18 golos à 6.ª jornada), numa linha avançada com os Ernesto Figueiredo e João Lourenço. Antes disso, em 1957/58, o Sporting levava 20 e em datas anteriores encontram-se imensos registos com muitíssimos golos. Portanto, num futebol já bem distante e sem quaisquer amarras defensivas....

Yazalde conquistou a Bota de Ouro em 1973/74 (Foto A BOLA)