Minhotos querem voltar a escrever páginas bonitas e vão tentar (re)abrir o livro na receção aos gansos
Minhotos querem voltar a escrever páginas bonitas e vão tentar (re)abrir o livro na receção aos gansos

Sporting e FC Porto balizaram série de invencibilidade: e agora, como será?

Por entre as derrotas com leões e dragões, na primeira volta, Famalicão esteve cinco jogos consecutivos a pontuar: duas vitórias e três empates. Duelo com o Casa Pia, na segunda-feira, marca o arranque da mesma caminhada... na segunda volta

Quando, a 13 de setembro de 2025, o Famalicão foi derrotado (1-2), em casa, pelo Sporting, jogava-se, então, a 5.ª jornada da Liga, chegava ao fim a invencibilidade da turma de Hugo Oliveira, que tinha realizado um sensacional arranque de temporada, assente em três vitórias — Santa Clara (3-0), Tondela (1-0) e Aves SAD (1-0) — e um empate — Gil Vicente (0-0).

O desaire com os leões foi, porém, apenas um percalço na caminhada dos azuis e brancos do Minho. Afinal, no pós-Sporting, assistiu-se à retoma famalicense e que teve suporte de grande nível até ao encontro... com o FC Porto, já na 11.ª ronda.

Depois do duelo com os bicampeões nacionais e até à receção ao atual líder da Liga , o emblema de Vila Nova passou por um período fértil e que projetou a equipa para cinco jogos consecutivos a pontuar, fase que ainda hoje se mantém como a série mais produtiva. Não no que às contas de somar diz respeito, porque nas primeiras quatro jornadas os famalicenses conquistaram 10 pontos em 12 possíveis, mas em número de partidas sem derrotas (5).

Nesse hiato de tempo, os azuis e brancos do Minho contabilizaram três empates seguidos — Casa Pia (1-1), Rio Ave (0-0) e Arouca (1-1) —, triunfando nos dois jogos seguintes, diante de Vitória de Guimarães (2-0) e Nacional (1-0).

Essa parte do percurso foi, então, travada, pelo FC Porto, que, a 9 de novembro, conquistou os três pontos em Famalicão (1-0).

Agora, uma volta depois, o conjunto minhoto volta a projetar os duelos com os mesmos adversários tendo no horizonte nova etapa de sucesso. O futuro imediato oferece a receção ao Casa Pia (segunda-feira, às 20h15) e no balneário dos de Vila Nova só se pensa no regresso às vitórias depois do desaire em Alvalade. E a Europa continua a ser um sonho possível...