O presidente do Sporting, Frederico Varandas, candidato da lista B às eleições de 14 de março - Foto: MIGUEL NUNES
O presidente do Sporting, Frederico Varandas, candidato da lista B às eleições de 14 de março - Foto: MIGUEL NUNES

Eleições Sporting: Varandas apresenta programa de ação

Assenta integralmente no ‘Plano Estratégico 2024–2034 do Sporting Clube de Portugal — Future is Coming’, apresentado publicamente em setembro de 2024

As eleições do Sporting são a 14 de março e Frederico Varandas, atual presidente e recandidato, tem também já o Programa de Ação 2026-2030, a que A BOLA teve acesso. «Este Programa de Ação para o mandato de 2026–2030 assenta integralmente no Plano Estratégico 2024–2034 do Sporting Clube de Portugal — Future is Coming, apresentado publicamente em setembro de 2024», pode ler-se logo na entrada da carta de apresentação.

«Trata-se de um programa de execução ancorado numa visão já assumida, num caminho já iniciado, com um projeto de transformação em curso, e sustentado por uma ambição coletiva clara: construir um Sporting Clube de Portugal ainda mais forte, tanto a nível local como global», termina a referida carta.

Segue-se depois o programa, assente em quatro grandes áreas: visão (identidade, liderança e sustentabilidade); área de atuação (bem-estar, entretenimento e lifestyle), ESG e Fundação Sporting; pilares de desenvolvimento (pessoas, tecnológico, infraestruturas, plataformas de interação, estatutária e financeira).

«O Programa de Ação 2026–2030 assenta numa convicção clara: o Sporting Clube de Portugal tem hoje uma visão definida, um plano estruturado e uma trajetória de transformação em curso. O próximo mandato será determinante para consolidar esse caminho e garantir que a ambição estratégica se traduz em resultados sustentáveis, dentro e fora do campo», lê-se na conclusão do programa.

«Este programa não propõe ruturas nem improvisações. Propõe continuidade estratégica com maior capacidade de execução, aprofundando o modelo de desenvolvimento do clube enquanto plataforma integrada de desporto, entretenimento e lifestyle, centrada nas pessoas, na experiência e na criação de valor de longo prazo», acrescenta-se na conclusão e termina:

«O mandato 2026–2030 será um ciclo de entrega, consolidação e responsabilização, assente em metas claras, indicadores de desempenho e prestação regular de contas aos sócios. Um ciclo em que o Sporting afirma a sua identidade, exerce liderança no setor e cresce de forma sustentável, reforçando o seu papel como instituição de referência em Portugal e no mundo.»