Sneijder e Van Basten sobre o Ajax: «Isto é um grupo de idiotas»

Lendas do clube não deixaram passar em branco a má exibição dos adversários do Benfica na Liga dos Campeões

As lendas do Ajax, Wesley Sneijder e Marco van Basten, mostraram-se profundamente indignados com a derrota por 0-4 da equipa frente ao Marselha, na Liga dos Campeões. Ambos, na qualidade de comentadores televisivos, não pouparam críticas à tática adotada pelos neerlandeses.

Wesley Sneijder (IMAGO / ANP)

«Desde o início, reinou o caos e vimos coisas estranhas, sem qualquer organização. O Ajax pressionava demasiado alto e defendia em marcação individual. Porquê? Estás a jogar na Liga dos Campeões, em Marselha, e apostas em situações de um para um. Sim, é corajoso, mas também imprudente. A tática do Ajax contra o Marselha foi má. Estás a jogar na Europa, não no campeonato neerlandês. És a equipa inferior e tens de te adaptar. Não percebo como alguém no clube pode estar satisfeito com esta exibição. Se deixas tantos espaços, os avançados do Marselha sabem exatamente o que fazer com eles. Estou desesperado com toda esta marcação individual. No final, os jogadores estão em posições onde não deveriam estar. Isso acontece quando os transformas em marcadores, em vez de os manteres na retaguarda. Com 2-0, continuaram a pressionar alto. Joguem com inteligência! Os vossos adversários não são fracos. Isto é um grupo de idiotas… Têm de mostrar caráter, querer a bola e ter coragem. Se jogam futebol, façam-no com a cabeça», foi a tirada de Sneijder.

Marco van Basten com A BOLA na qual fez manchete
Marco van Basten com A BOLA na qual fez manchete (Foto: Sérgio Miguel Santos)

Van Basten, por sua vez, ficou visivelmente sem palavras perante as declarações do treinador John Heitinga, que se recusou a admitir que a sua tática estava errada. «Acho isto realmente inacreditável. Ele continua a afirmar que, contra uma equipa destas na Liga dos Campeões, é preciso pressionar alto e correr riscos. Isso é pura loucura. Desde o início, reinou o caos. Desde o primeiro minuto – casa aberta. Considero muito estranho jogar em marcação individual desde o primeiro minuto. É corajoso, mas sem sentido», reagiu o antigo Bola de Ouro.

De recordar que o Ajax é adversário do Benfica na Liga dos Campeões. Os encarnados deslocam-se a Amsterdão a 25 de Novembro.