Naldo, novo defesa-central do Leixões

Se dispensa apresentações, porque é que o apresentam?

Remate de Letra é o espaço de opinião semanal de Hugo Vasconcelos, editor de A BOLA

Um jogador que dispensa apresentações! Naldo é do Leixões!

Mensagem do Leixões a confirmar a chegada de Naldo

Quem me conhece melhor, quem trabalha ou trabalhou lado a lado comigo durante grande parte dos meus 28 anos de carreira, feitos no início do mês, sabe que há expressões que me irritam profundamente. A principal é vale o que vale para significar que algo não vale muito.

Porque, na verdade, tudo vale o que vale. Se é para dizer que não vale muito — a história, a estatística, a minha opinião —, porque não dizer isso mesmo?

Mas há mais. Uma delas é flagelo constante nestes meses de verão: o reforço que dispensa apresentações. Normalmente, é a frase que acompanha a apresentação — note-se a ironia! — de um reforço um bocadinho mais conhecido.

Na última terça-feira, foi usada pelo Leixões para anunciar a contratação de Naldo. Quem? Jogou no Sporting, mas em 2015/2016. Antes e depois correu o Mundo. Nem sequer é o Naldo mais conhecido — o que chegou à seleção brasileira e se destacou na Alemanha, no Bremen, no Wolfsburgo e no Schalke...

Consciente disso, o Leixões, ao mesmo tempo que dizia que Naldo dispensava apresentações, dava a conhecer não só o nome dele mas também a idade (36 anos) e a posição (defesa-central, curiosamente tal como o Naldo a sério).

Eu, lá está, que trabalho nisto há 28 anos, já mal me lembrava do moço, não fazia ideia por onde ele andou depois de deixar Alvalade e duvido que só com a foto chegasse, sequer, ao nome...

Sugestão de vídeo