Ruben Amorim, técnico do Manchester United - Foto: IMAGO

Rio Ferdinand para Ruben Amorim: «Isto não é ciência espacial»

Antigo defesa do clube critica o técnico português por não abdicar do seu ideal tático

Ruben Amorim, tem-se mantido fiel à formação 3-4-2-1 desde que chegou a Manchester, apesar de ter perdido 17 dos seus 33 jogos na Premier League e ter vencido apenas nove.

Rio Ferdinand, antigo jogador do clube, está irredutível quanto à ineficácia da tática preferida pelo técnico português no Manchester United. O icónico defesa-central apela ao treinador, que se encontra sob pressão, para que mude para uma formação 4-2-3-1.

Rio Ferdinand é dos mais reputados comentadores em Inglaterra (Foto IMAGO)

Ferdinand declarou no seu podcast Rio Presents:

«Se jogassem num 4-2-3-1, penso que todos os jogadores estariam numa posição onde se sentiriam super confortáveis. Dois dos três médios, provavelmente Casemiro, Ugarte ou Kobbie Mainoo, poderiam jogar lá. E depois teriam três jogadores na frente, qualquer um do quinteto Diallo, Mbeumo, Bruno Fernandes, Cunha, Mason Mount, e Sesko poderia jogar como ponta de lança. Todos eles podem jogar em qualquer lugar no ataque e estariam todos felizes.Acho que isto não é ciência espacial. Penso que provavelmente todos veem e pensam o mesmo.»

O United alcançou a sua pior classificação na Premier League na temporada passada, terminando em 15.º lugar, e ainda perdeu a final da Liga Europa para o Tottenham.

Esta temporada não está muito melhor, tendo perdido três dos seus primeiros seis jogos do campeonato e sido eliminado de forma humilhante da Taça da Liga pelo Grimsby, uma equipa da quarta divisão.

Ruben Amorim, treinador do Manchester United

A formação de Amorim tem sido alvo de muitas críticas mas o treinador português não mostra sinais de que vá abdicar do sistema tático utilizado até ao momento.